Rastreabilidade de produtos vegetais move agricultores em Gramado

6
1567
Encontro dos agricultores aconteceu na UAB. Foto: Divulgação.


A Emater de Gramado abordou, para cerca de 80 agricultores, dia 6, aspectos da Instrução Normativa Conjunta nº 2 MAPA/ANVISA (de 7 de fevereiro de 2018), que trata dos procedimentos para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de vegetais frescos destinados à alimentação humana. O objetivo é monitorar e controlar resíduos de agrotóxico.

Para a adequação às exigências, os agricultores precisam manter registro da produção na propriedade, dos insumos agrotóxicos utilizados e a rotulagem dos produtos comercializados.

“A motivação para a rastreabilidade dos produtos vegetais advém da necessidade de garantir o fornecimento de produtos seguros à alimentação humana, podendo-se identificar a origem de cada produto e como foi produzido”, explicou a engenheira Agrônoma da Emater, Janete Basso da Costa.

Para o também engenheiro Agrônomo Ênio Todeschini, da Emater de Caxias do Sul, o processo de identificação de procedência dos alimentos consumidos in natura, a partir dos insumos usados na sua produção, é uma questão de segurança alimentar e beneficiará os agricultores que produzem dentro da legalidade e com uso correto de defensivos agrícolas.

O secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, igualmente destaca que a ação de rastreabilidade de produtos vegetais transmite segurança aos consumidores. “É um procedimento já adotado em muitos países e uma tendência dada à preocupação cada vez mais presente na alimentação humana”, disse.

Apoios

A reunião contou com o apoio da Secretaria da Agricultura de Gramado, Cooperativa Planalto, Cooperativa Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Polo Vera Grin da Universidade Aberta do Brasil – UAB.



6 COMENTÁRIOS

  1. I simply could not go away your site prior to suggesting that I extremely enjoyed the standard information a person provide on your visitors?
    Is gonna be again often in order to check out new posts

  2. wonderful publish, very informative. I’m wondering why the opposite specialists of this sector don’t realize this.
    You must continue your writing. I am sure, you have a huge readers’ base already!

  3. Every weekend i used to go to see this site, for the reason that i wish for
    enjoyment, as this this web page conations in fact pleasant funny stuff too.

  4. That is very attention-grabbing, You are an excessively
    skilled blogger. I have joined your rss feed and stay up for looking for extra of
    your fantastic post. Also, I’ve shared your site
    in my social networks

Comments are closed.