Quatro bairros de Gramado receberão peça de teatro na próxima semana

0
962
Espetáculo e workshop de teatro são atrações do projeto “Entre! O teatro é nosso”.Crédito Francine Tisiam.


Quatro bairros serão contemplados com apresentações do espetáculo “Mimicando”, sendo um deles localizado na área rural da cidade. O projeto “Entre! O teatro é nosso”, realizado pelo grupo teatral gramadense Nós Mimo foi um dos projetos contemplados no edital de incentivo à cultura, lançado em 2017 pela Secretaria Municipal de Cultura.

Através deste projeto o grupo pretende levar atividades culturais para os bairros Moreira, Várzea, Serra Grande e Centro, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, sendo todas as atividades gratuitas e com classificação etária livre.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso da comunidade à cultura produzida na cidade. Sabemos que existem moradores com dificuldade de frequentar as atrações ofertadas no centro. Por este motivo, o Grupo Nós Mimo vai até a comunidade se apresentar, porque é ali onde as pessoas sentem-se pertencidas”, explica Luana Michel, integrante do grupo.

Com duração de 50 minutos, o espetáculo foi criado em homenagem a Marcel Marceau, referencia ao período em que ele viveu na Segunda Guerra Mundial, onde trabalhou para a resistência ao nazismo da França. Após este período Marceau intensificou seus estudos em mímica, criando uma pantomima de estilo. Este momento é retratado pelo ator em cena como uma nova etapa, ou seja, o nascimento de um mímico. O espetáculo tem uma rica coreografia e uma grande variedade de signos e símbolos do teatro gestual interagindo sempre, obtendo uma boa participação da plateia. A interpretação solo concentra-se na expressão corporal e facial do mímico e apenas através do movimento corporal são mostrados os figurinos, adereços, ambientes e personagens da peça, tornando visível o invisível.

Além das apresentações nos bairros, o grupo está organizando o “Workshop Demonstrativo sobre o processo de preparação física do ator: homenagem à Marcel Marceau”, que encerrará o projeto no dia 1º de setembro, às 18h, no Centro de Cultura de Gramado Arno Michaelsen. “Este projeto, como um todo, é uma homenagem à Marcel Marceau, mímico e pantomimo famoso por seus ensinamentos da técnica, a qual é utilizada pelo grupo em todos os seus espetáculos”, afirma Alessandro Müller, integrante do grupo responsável pela criação artística e ministrante do workshop. O workshop é demonstrativo, aberto para o público geral, tendo classificação etária livre e duração de aproximadamente 2 horas.

Para mais informações acompanhe pelo site http://www.gruponosmimo.com/agenda ou contate (54) 99903-3263.

Serviço

O quê: apresentações de teatro e workshop

Quando: de 28 de agosto à 1º de setembro

Onde: Bairros Moreira, Várzea Grande, Serra Grande e Centro

Quanto: gratuito

Para quem: classificação livre

Agenda

Moreira

28/08 – Espetáculo “MIMICANDO” – 10H00

Local: Instituto Santíssima Trindade – RS 115 – Km 26 – Rodovia Taquara/Gramado

Centro

29/08 – Espetáculo “MIMICANDO” – 14h15min

Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld – Rua São Pedro, 369

Várzea Grande

30/08 – Espetáculo “MIMICANDO” – 14h00

Local: Centro de Cultura Várzea Grande – Avenida do Trabalhador, 201

Serra Grande

31/08 – Espetáculo “MIMICANDO” – 13h30min

Local: Escola Nossa Senhora da Pompeia – Estrada da Serra Grande, SN

Centro

01/09 – Workshop Demonstrativo – 18h00

Local: Centro de Cultura Arno Michaelnse, Atelie – R. Leopoldo Rosenfeld, 818