Quando devo levar o meu pet ao veterinário?

0
963

Todos sabemos que nem sempre é fácil levar o nosso pet ao veterinário, mesmo tendo a ciência de que ele está nas mãos de um bom profissional. No consultório, ele treme, fica assustado e por vezes, são necessários exames complementares, como por exemplo, o hemograma (exame de sangue) ou até mesmo a vacinação.

Sofremos junto com os nossos pets, não é mesmo? Porém, deixa eu te contar uma coisa: é exatamente por amarmos muito os nossos peludinhos, que devemos levá-los periodicamente ao veterinário, para que a saúde deles esteja assegurada.

Gosto muito de falar em medicina veterinária preventiva. Ela nada mais é, como o próprio nome sugere, do que trabalharmos com a prevenção. Com essa antecipação, evitamos que o animal adoeça e também que as doenças graves, que precisam de acompanhamento ou de um tratamento de urgência, sejam detectadas precocemente.

Levando o seu pet periodicamente ao médico veterinário, você estará proporcionando a ele uma melhor qualidade de vida, além de ter um menor custo no futuro. Afinal de contas, se o seu pet já ficou doente e precisou de tratamento, você sabe que os custos envolvendo todo o processo podem ser elevados, dependendo da gravidade da doença.

Tenha sempre em mente os pilares básicos para a manutenção da saúde do seu pet, como uma boa alimentação, controle do peso, vacinação em dia, controle parasitário, além daquele famoso check-up anual. Através dele, realizamos exames complementares para avaliarmos tudo aquilo que não enxergamos na avaliação clínica, como por exemplo nos exames de sangue (hemograma e bioquímico). No hemograma, conseguimos mensurar os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos e, no bioquímico, avaliamos as funções renal e hepática, glicose, entre outras.

Ao menor sinal de mudança de comportamento do seu pet, como falta ou excesso de apetite, agitação ou desânimo, tosse, espirros, irritação na pele ou coceira, dificuldade de locomoção, leve-o ao seu médico veterinário de confiança. Porém, lembre-se, a medicina veterinária preventiva sempre é o melhor caminho a ser seguido, assim seu pet sempre estará mais seguro!

Victor Casola
Médico veterinário | CRMV/RS: 17472
Instagram: @veterinariovictorcasola
WhatsApp: (54)999291212