Qual caminho seguir na vida?

0
221

“Aonde fica a saída?”, Perguntou Alice ao gato que ria. 

”Depende”, respondeu o gato. 

”De quê?”, replicou Alice; 

”Depende de para onde você quer ir…”

Alice no país das maravilhas Lewis Carroll

Lembro-me de quando era criança e chegava um amigo da família. As únicas perguntas que eles faziam era: Como está a namorada? Já sabe o que vai ser quando crescer? Não tinha namorada e não tinha a mínima ideia do que gostaria de ser quando crescer. Sendo o ápice quando uma amiga da minha mãe nos fez uma visita e me perguntou qual faculdade iria fazer. Eu tinha 8 anos! 

Nem sabia direito quais cursos existiam para se fazer em uma faculdade. Agora por favor, a próxima vez que você visitar uma criança, não pergunta sobre a namorada e o namorado, primeiro porque criança não namora, segundo porque você se torna uma visita chata. Agora se você quer saber qual faculdade aquela criança pensa em fazer, faz as seguintes perguntas; quais são seus sonhos? Quais brincadeiras você mais gosta de brincar? Simples, não vai encher a cabeça da criança com preocupação sobre o futuro. 

Hoje com uma visão de fora da situação percebi que se você simplesmente parar e refletir sobre a sua infância, você pode descobrir seu caminho a seguir. Quando comecei a pensar sobre a minha infância, me recordo que sempre gostei de jogos de administração, gostava de brincar de lego, de construir, de inovar. Exatamente o trajeto que estou seguindo hoje. Se você quer descobrir a sua direção a seguir, pense nas atividades que você tinha o maior prazer em realizar, agora busque na sua mente todos os seus sonhos de infância, não importa se o sonho é possivel ou se parece impossível de ser realizado, simplesmente recorde. Feito isso pegue uma folha e anote todos os sonhos recordados e todas suas habilidades. Tente perceber onde existe uma ligação. Por exemplo; quando criança eu tinha o sonho de ser astronauta, mas minhas habilidades não eram compatíveis com aquele sonho. Para me tornar astronauta, precisaria ir provavelmente para os Estados Unidos ou para a Rússia, precisaria de muito conhecimento específico na área aeroespacial. 

Hoje meu conhecimento específico na área aeroespacial e praticamente nulo, sendo que estou a milhares de quilômetros dos Estados Unidos e da Rússia, por isso precisaria percorrer um longo caminho até começar a sair da inércia. O que quero dizer é que quanto maior for a sua habilidade em relação a um grande sonho, menor vai ser o caminho a ser percorrido. O meu outro sonho de infância é ter uma grande empresa, percebe que já estou caminhando para este sonho? O caminho é muito mais “curto” porque minhas habilidades nesta área são muito maiores, sempre gostei de empreender até nas brincadeiras de lego e jogos de computador. 

Mas o que são estas habilidades? Segundo Voltaire ter habilidade significa ser “mais do que capaz, mais do que instruído”, pois mesmo aquele que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade assim, seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.

Então precisamos ter lógica em nossas decisões, não adianta eu querer ir para a lua se não for querer me transformar num astronauta.Não estou dizendo para você esquecer seu grande sonho de ser jogador de futebol ou se você é menina, seu grande sonho de ser cantora. Estou pedindo que você perceba em qual sonho suas habilidades são maiores. Depois que você descobre a direção a seguir, já podemos começar a criar metas e objetivos, diferentemente de uma pessoa que está totalmente perdida na vida. 

Lembre-se não se pode simplesmente vagar pela vida sem um objetivo claro e específico em mente, porque não chegará em lugar algum, é o mesmo que andar em círculos em uma floresta densa. Imagine comigo duas situações, na primeira deles acabamos de nos perder no meio do deserto do Saara, não se tem nenhum conhecimento geográfico, está simplesmente a mercê da situação. Caminhamos e caminhamos, caminhamos, mas não se chega a lugar nenhum, o tempo passa e se continua perdido, lamento lhe dizer que na primeira situação: não sobreviverá por muito tempo.  

Agora imagine uma segunda situação onde você tem um grande conhecimento sobre o solo em que está pisando, tem o conhecimento que o sol nasce no Leste e se põe no Oeste, sabe como funciona o clima no deserto. Quando você se perder no deserto do Saara, você terá o conhecimento da direção em que precisa seguir, por exemplo você vai deduzir que como o sol nasce no Leste, talvez esta seja a melhor direção a seguir para encontrar a civilização. Você terá uma direção a seguir e suas chances de sobreviver aumentam muito em relação a primeira situação. Ter o conhecimento da direção que está seguindo é fundamental,a única forma de descobrir esta direção e através do conhecimento próprio.

Hoje antes de dormir, medite sobre sua vida, descubra se você está:

  • andando em círculos na vida 

ou 

  • se está seguindo um sonho.