Psicóloga e pedagoga criam projeto que proporciona suporte para as mães neste momento de pandemia

0
507

A pandemia ocasionada pelo Covid-19 e as recomendações de isolamento e distanciamento social, vem modificando a rotina de muitas famílias. Com as creches e escolas fechadas, muitos pais estão precisando se readequar a uma nova rotina familiar e a desafios, como, trabalhar remotamente e cuidar dos filhos ao mesmo tempo.

Pensando em oferecer um suporte para as mães que estão vivendo um momento atípico atualmente, a psicóloga Luciane Morini Cassenote e a pedagoga Josiane Fogaça, criaram o projeto “De Mulher a Mãe”.

Para Luciane, o momento requer uma reorganização no âmbito familiar. “O grupo tem a intenção de oferecer um suporte às mães, para que elas percebam que não estão sozinhas. Para que elas consigam, com tantos afazeres, buscar um espaço para olhar para si, para sua saúde mental. Dividir experiências e aprender em conjunto é a nossa proposta. Através da mútua ajuda, se reorganizar, para assim tentar viver esse período de uma forma mais leve” explica a psicóloga.

A primeira edição intitulada por “Ser mãe em tempo integral” inicia no dia 05 de agosto e acontece durante todo o mês. Os encontros serão virtuais, pela plataforma google meet, nas quartas-feiras, com início às 19h30 e duração de uma hora.

A pedagoga Josiane conta que vem vivenciando essa sobrecarga ocasionada por essa nova situação. ” Percebo que as mães estão sobrecarregadas, inclusive sendo “professoras” de seus filhos, tentando dar conta de muitas coisas. Sinto isso na pele! Por isso, unirmos forças, para nos vermos como mulheres que precisam também olhar para si. Proporcionar um momento em que se possa entender o “Ser Mãe” em tempo integral de uma forma mais leve. É o momento de acolher as mulheres”, diz ela.

Durante o mês acontecerão quatro encontros, com os seguintes temas: “Sentir-se mãe”; “Estilos parentais”; “Comunicação não-violenta” e “Disciplina Positiva”. O projeto se destina para mães de crianças de até 12 anos e além dos encontros, as participantes terão acesso a um grupo no WhatsApp, onde conteúdos e informações serão enviadas. O grupo estará disponível para trocas e interações todos os dias.

Para mais informações e saber como participar, acesse https://demulheramae.com.br/

Sobre as profissionais

Luciane Morini Cassenote – Psicóloga (CRP 07/24521) graduada com ênfase em psicologia clínica e social desde 2015, Especialista em Saúde Pública e em Estimulação Precoce. Possui diversos cursos de formação como Psicopatologia da Infância e Adolescência, Atenção à Saúde Infantil, A Família e seu Papel no Desenvolvimento Infantil, Psicoterapia e Desenvolvimento de Bebês, Novos Cenários Educacionais, entre outros. Atualmente, realiza atendimentos clínicos individualizados, especialmente de crianças, adolescentes e suas famílias. Também presta assessoria escolar e supervisão de colegas Psicólogas.

@psicologalucianemc
fb.com/psicologalucianemc
psicologalucianemc@gmail.com

Josiane Fogaça – Pedagoga, com especialização em Supervisão Escolar, atuou como professora por 20 anos em diferentes faixas etárias (da Educação Infantil ao Ensino Médio), em escolas públicas e privadas. Atualmente, com formação em Educação Parental, Coaching Familiar/Infanto Juvenil, Educação Emocional Positiva e Jornada das Emoções tem atuado com oficinas para crianças em escolas, mostrando a importância de compreender as emoções e principalmente como lidar com elas, de maneira lúdica adequada ao universo infanto juvenil. Também ministra workshops e atua com atendimentos individuais, trazendo a conexão entre famílias, pais e filhos, professor e aluno.

É mãe de dois meninos e por eles buscou conhecer mais sobre o comportamento infantil e as emoções, aliando a Pedagogia e ao processo de Educação Emocional.

@josifigacakidcoach
fb.com/josifogacakidcoach/
josifogaca.com.br