Prova do Encceja acontece neste domingo, 25

0
1385
Mais de trezentas mulheres inscritas na prova pelo projeto receberão aulas de reforço durante dois meses. Foto: Arquivo (Ellis Chaves).


A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) acontece neste domingo, 25 de agosto. São quatro provas e uma redação divididas em dois turnos. Os portões na parte da manhã fecham às 8h45min e na parte da tarde às 15h15min.

O cartão de confirmação de inscrição traz o local da prova, horário e data. Para consultar o cartão é necessário o número do CPF e a senha (criada no dia em que fez a inscrição). O endereço da página do participante no site do INEP é www.inep.gov.br/encceja

Hora da prova

No momento da prova são necessários documento com foto e caneta cristal preta. O INEP recomenda que os participantes estejam com o cartão de confirmação, mas não é necessário levá-lo no locall da prova.

O ENCCEJA é um projeto do Ministério da Educação com o objetivo de incentivar jovens e adultos que ainda não terminaram o ensino fundamental ou médio a obter a certificação.

Todos pela Educação

Pensando na dificuldade que algumas mulheres possuem para estudar após se tornarem mães, e o quão o diploma é importante para reinserção ou inclusão no mercado de trabalho, a Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo (AMAE) criou o projeto “Todos pela Educação”. O projeto oferece aulas com professores voluntários, apostila impressa e digital e recreação para as crianças de 0 à 5 anos ficarem enquanto as mães estão em aula.

De acordo com a presidente da AMAE Ellis Chaves, neste ano o projeto inscreveu para a prova 307 mulheres. “Hoje tem as últimas aulas na UCS Hortênsias, em Canela, e no Centro de Cultura da Várzea Grande, em Gramado”, comenta Ellis.

“Passando nestas provas, a participante ganha a certificação dela na formatura que nós realizamos em janeiro. Os resultados começam a ser divulgados em novembro”, conclui a presidente.