Prospecte novos clientes sem esforço

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Foto: Internet.


Você alguma vez após comprar um produto ou adquirir um serviço o vendedor perguntou: “Você recomendaria meu produto ou meu serviço para um amigo seu?”
Se você já passou por esta experiência, você já passou pela mesma coisa que muitas empresas como Google, Apple fazem que é validar o processo.
Verificar se está adequado e sobretudo para escalar a sua empresa.
O que isso quer dizer?
Quer dizer que nem sempre você deve estar se esforçando muito para conquistar novos clientes!
Os seus atuais clientes podem trazer novos clientes sem você precisar gastar nada com isso.
Apenas produzindo e provocando uma experiência excelente ao usuário do seu produto e do seu serviço.
Essa ferramenta para o crescimento sustentável no marketing tem nome, NPS. Ou NET PROMOTER SCORE.
O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica criada por Fred Reichheld para medir a satisfação e lealdade dos clientes.
Não vou entrar em detalhes sobre a teoria, vou direto na prática te explicar:
Desenvolva uma experiência adequada para seu cliente, entregar mais do que ofereceu no momento da venda e surpreendê-lo.
Neste momento você já gera o que chamamos de promoter.
Ou seja, o cliente que sentiu a experiência e passa a ser seu primeiro seguidor e promover sua marca, seu produto ou serviço a outras pessoas naturalmente.
Mas, sempre existe um porém.
Como saber se a expectativa que meu cliente está criando com relação ao meu produto ou serviço será alcançada?
Simples! Entregue mais do que prometeu!
Quer um exemplo?
Você pede um café numa cafeteria.
Um expresso simples, normal.
Qual sua expectativa?
Que o café venha quente, em uma xícara adequada em cima de um pires.
Que tenha açúcar e adoçante à sua disposição, bem como talheres e guardanapos.
Simples né?
Como agora você pode surpreender seu cliente e entregar mais que um simples café?
Eu tenho um exemplo pessoal.
Na loja que trabalhei, servíamos cafezinhos para os clientes em compra.
O modo de servir o café nesta ocasião era super simples.
Servíamos o café num copo de isopor com um punhado de papelotes de açúcar e adoçante e uma pazinha plástica.
A prinrípio tudo certo, afinal, não éramos uma cafeteria.

Porém, um belo dia decidi mudar a forma de como apresentávamos o café.
Passamos a colocar o mesmo copo de isopor sobre um guardanapo dobrado, numa bandeja artesanal.
Junto com o café servíamos um pires com 4 biscoitinhos de nozes e decorávamos a bandeja com flores e grãos de café torrado soltos pela bandeja.
era nossa forma de imprimir a importância da decoração em todos os momentos da vida de nosso cliente.
Então, nossos móveis passaram a ser vendidos não apenas para decorar as caas e sim, como troféu de reconhecimento de um trabalho bem feito ou uma vida bem vivida.
PS.: A loja passou a ser também um ponto de encontro de amigos que iam tomar café, ver as novidades e então comprar os produtos.
Como um simples cafezinho pode garantir clientes mais fiéis e ainda chamar outros?
A entrega é maior que a expectativa!
O que você pode entregar hoje para seu cliente que gere um fato surpreendente a ele?
Caso sua entrega seja muito menor que a expectativa do seu cliente, questione diretamente quais são estes pontos.
Clientes verdadeiros querem contribuir com seu negócio e sempre farão isso quando você pedir.
Ajuste os pontos.
Descubra o que surpreende seu cliente.
Faça isso antes que seu concorrente faça por você!
Antes de pensar em captar novos clientes, entenda os quais você já tem.
Ofereça novos produtos ou serviços. Surpreenda modificando algo que você já faz e faz bem.
Para ganhar novos clientes, cuide dos antigos.
Beijos
Jenny