Projetos Força Jovem e Sapeca comemoram seis meses em novo espaço no Piratini

0
1272
Adolescentes do Força Jovem participam de Oficina de Artes Plásticas. Foto: Carlos Borges/ ?Prefeitura de Gramado


Promover a cidadania, fortalecendo a convivência e a autoestima, passa pela oferta de uma infraestrutura adequada e um ambiente acolhedor. Há seis meses em novo endereço (Rua Santa Cruz, nº 10, bairro Piratini), crianças, adolescentes, monitores e oficineiros que integram o Sapeca e o Força Jovem de Gramado comemoram a melhoria no acolhimento e na execução das oficinas. As sedes antigas apresentavam problemas de infiltração, vazamentos e precariedade das instalações elétricas, o que tornava o ambiente desagradável e inseguro.

“O Sapeca e o Força Jovem são de extrema importância para fortalecer a convivência tanto escolar quanto familiar, tornar cidadãos melhores, inserir os jovens na sociedade e no mercado de trabalho. Para que alcancemos estes objetivos, é essencial uma estrutura de qualidade”, afirma a monitora Daiana Rost.

Entre as atividades desenvolvidas estão oficinas de musicalização, meditação, arteterapia e artes plásticas. “Qualquer pessoa consegue desenvolver uma atividade como essa que ensino aqui, o que eleva a autoestima. Além do aprendizado, da troca de convivência, a cerâmica pode também ser uma oportunidade de geração de renda”, garante a artista plástica e oficineira, Helenera Herondina da Silva Fão, que auxiliava os alunos na produção de troféus de argila em alusão ao Festival de Cinema.

Sapeca e Força Jovem são Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Proteção Social Básica desenvolvidos pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cidadania e Assistência Social. De acordo com a secretária Ana Lovatto Sartori, os projetos Sapeca e Força-Jovem funcionam nos bairros Piratini e Várzea Grande. Juntos, eles atendem aproximadamente 100 crianças e 20 adolescentes.