Projeto Sapeca promove desfile e escolha das soberanas

0
1287
Secretária Ana Lovatto Sartori e Joice dos Santos com as vencedoras. Foto: Clara Casagrande/ Prefeitura de Gramado.


Para valorizar a tradição e a história do município, o projeto social Sapeca, do bairro Piratini, levou a Festa da Colônia para dentro do programa. A primeira atividade foi a escolha das soberanas do Sapeca, cujas candidatas eram as crianças que integram o projeto nos turnos da manhã e da tarde. As 15 meninas desfilaram e se apresentaram para um corpo de jurados. As eleitas, as rainhas Ana Laura dos Santos,10 anos, (manhã) e Darla Isadora da Rosa, 11, (tarde) e as princesas Júlia Emanuele Kilpp, 6, (manhã) e Tauani Iasmin Oliveira, 6, (tarde) receberam coroas e faixas dignas de uma verdadeira soberana.

“Estou com muito orgulho de estar aqui, de ter desfilado e ter sido escolhida”, disse a rainha Darla.

A ideia de elaborar a Festa da Colônia do Sapeca foi das monitoras do projeto. Com a iniciativa, elas buscam dar oportunidade para as crianças vivenciarem as atividades típicas e festivas, envolvendo a culinária, música, passeios e decoração.

“Aproveitamos a oportunidade da Festa para iniciar um trabalho paralelo com nossas crianças. Por mais simples que sejam as atividades, vamos conseguir passar a elas outro tipo de experiência, dentro da realidade de cada uma. Estamos todos animados por resgatar a história da cidade. Tudo está sendo preparado com carinho a alegria”, conta a monitora Daiana Rost.

O corpo de jurados foi composto pela secretária da Assistência Social, Ana Lovatto Sartori, pela princesa da Festa da Colônia de Gramado de 2017, Joice Santos, e pela representante do Departamento de Comunicação da Prefeitura, Clara Casagrande.

“É um prazer enorme compartilhar desses momentos com as crianças. O projeto Sapeca é um de nossos serviços de fortalecimento de vínculo, momentos de interação como esse contribuem para o desenvolvimento delas. É visível no dia a dia a participação e o engajamento de todos nessa iniciativa”, relata a secretária Ana.

Semana de culinária italiana e alemã e um passeio a Bento Gonçalves fazem parte da programação da Festa da Colônia do projeto, que segue nas próximas semanas. Os alimentos que serão usados nos pratos típicos são doações da equipe da Secretaria da Assistência Social e o passeio de um empresário local.