Projeto “Gramado Futsal” leva mais de 150 crianças para as quadras

0
1368


Muita concentração, toques de bola e vontade de aprender. É nesse ritmo que o projeto Gramado Futsal leva 156 crianças e adolescentes para as quadras, proporcionando a prática esportiva e elevando a saúde física e mental da garotada. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Gramado e pela Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL).

Ao todo, nove turmas integram as categorias que vão do sub 7 até o sub 17. As aulas ocorrem semanalmente, no Ginásio José Francisco Perini, o Perinão. O programa é voltado para crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas no turno inverso escolar. Os estudantes também participam de competições amistosas de futsal e de campeonatos municipais.

Durante as aulas, os alunos aprendem as técnicas do esporte, mas, acima do tudo, são os valores de cidadania, companheirismo e autoestima as lições ensinadas a cada encontro. “Todo projeto social tem por objetivo trabalhar a formação do cidadão. Estamos muito felizes com os resultados e com a grande procura da comunidade gramadense”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel.

“A secretaria trabalha com diversos projetos de inclusão social. O Gramado Futsal é um programa muito significativo para o esporte municipal. Estamos buscando, cada dia mais, ampliar os projetos oferecidos pela Prefeitura, trazendo profissionais capacitados para melhor atender todos os grupos. Além dos valores básicos ofertados, esperamos que as crianças se divirtam com as aulas”, ressalta Gustavo Sartori Schneider, coordenador de programas, projetos e eventos da SMEL.

As turmas do projeto são mistas, ou seja, tanto meninas quanto meninos podem se inscrever no Gramado Futsal. “Comecei o projeto no ano passado. Eu gosto bastante de todas as aulas e já aprendi muitas coisas nesse tempo”, comenta Eduarda Masotti, de oito anos. “Faço as aulas de futsal há três anos e sempre gosto muito. Quando eu entrei, jogava mais ou menos, agora sei várias coisas novas”, conta Jean Carlo Eish, nove anos.


Para inscrição no Gramado Futsal

Para participar do projeto, os pais ou responsáveis da criança ou do adolescente devem preencher a ficha de inscrição na Secretaria de Esporte e Lazer, no Ginásio Perinão. São necessários RG ou certidão de nascimento do estudante e um comprovante de residência no nome dos pais/responsáveis. As inscrições do Gramado Futsal, bem como de todos os outros projetos ofertados pela Secretaria, são gratuitas para toda a comunidade.

Mais Informações: (54) 3286.6210 ou na Secretaria de Esporte e Lazer (junto ao Ginásio Perinão, na Av. Borges de Medeiros, 3940)