Projeto de educação fiscal nas escolas de Canela apresenta relatório ao prefeito Constantino

0
545


O Prefeito Constantino Orsolin recebeu, de forma oficial, no dia 22 de dezembro, o relatório dos projetos de educação fiscal nas escolas.

Ao longo do ano as escolas municipais infantis e de ensino fundamental realizam atividades de educação fiscal onde os estudantes são incentivados a prestar atenção ao ambiente à sua volta, num processo de aprendizagem sobre valores, tributos, direitos, deveres, numa busca de consciência e pensar coletivo.

O secretário da Fazenda Luciano Melo relata que escolas da rede municipal de ensino de Canela já trabalham esse tema. Anualmente, todas as escolas, da educação infantil ao ensino fundamental, desenvolvem junto aos alunos diversas ações e atividades referentes ao tema, com o objetivo de formar alunos mais conscientes, responsáveis e capazes de reivindicar seus direitos por uma sociedade mais justa, além de desenvolver valores e atitudes.
Essa ação nas escolas faz parte do Programa de Integração Tributária (PIT) relacionada à área da educação.

A secretária da Educação Janete da Silva Santos destaca que um dos grandes desafios do projeto de educação fiscal na escola é provocar, em médio e longo prazo, uma mudança de hábitos e atitudes em relação às práticas cotidianas dos cidadãos, pois são eles que transformam a sociedade a partir do momento que cumprem seus deveres, conhecem seus direitos e estão atentos às questões relacionadas aos investimentos e à gestão dos recursos públicos, com foco na função social dos tributos, no exercício da cidadania em seu pleno sentido.

Para 2022, o Projeto de Educação Fiscal tem como ações palestras para servidores, pais nas escolas, estudantes de ensino fundamental no CIDICA, capacitação de professores, reuniões para esclarecimentos com contadores, conscientização para famílias beneficiadas com o cartão Devolve ICMS e entrega de moção para empresas que mais deram retorno de ICMS para o Município.