Projeto Anos 10 apresenta trajetória do cantor e compositor Nino

0
212
Foto: Fábio Alt.


O cantor e compositor porto-alegrense Nino, 36 anos, é o quarto artista convidado do projeto “Anos 10 – produção e diversidade na cena musical gaúcha”. Em bate-papo virtual, que será transmitido nesta quinta-feira, 17, a partir das 21h, pelo canal Clube TV no YouTube, Nino e seu produtor Protásio Júnior irão abordar os desafios da carreira musical. O projeto reúne cinco artistas gaúchos independentes com destaque na última década. Além de Nino, participaram das lives Pâmela Amaro, Filipe Catto e Glau Barros.

O encerramento da ação cultural será marcado pela gravação da composição colaborativa pelo dueto 50 Tons de Pretas, que vai envolver a equipe de curadores, artistas, produtores e os alunos do workshop on-line com Tiago Becker, do Estúdio Soma.

Com curadoria dos críticos de música Enio Martins e Juarez Fonseca, o projeto foca nos sujeitos do processo criativo e produtivo da música, desde sua composição, passando por produção e gravação até chegar ao público ouvinte.

Em sua participação no bate-papo virtual, que ocorreu na quinta-feira, dia 10, Glau Barros e seu produtor Celso Dias contaram detalhes de trajetória artística da cantora, atriz e figurinista. “Com 30 anos de palcos, Glau começou pelo teatro e traz a música de berço. Foi muito interessante saber mais detalhes sobre a campanha de financiamento coletivo para o lançamento do disco Brasil Quilombo, em 2019. Glau tem uma voz incrível. O trabalho de resgate dos grandes artistas do samba que ela faz revela uma carreira de muita importância, que tem tudo pra seguir com ainda mais força após a pandemia”, elogia Fernando Gomes, coordenador do projeto.

O projeto “Anos 10 – produção e diversidade na cena musical gaúcha” foi aprovado no Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, que é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20. Mais informações pelo Instagram oficial @anos10rs ou pelo Facebook da Fundação Cultural de Canela. Os bate-papos musicais são transmitidos pelo Youtube Clube TV.

SOBRE NINO

Nino Prestes iniciou a carreira musical em 2007, com o Grupo Musical Lá Fora, dedicado às diversas músicas regionais do país, o qual liderou durante dez anos. Em 2017, lança o EP Anos 10, seu primeiro trabalho em carreira solo, que foi apresentado em festivais como o Morrostock, e em espaços prestigiados da capital gaúcha. Em 2019, lança seu primeiro álbum “Navegar Nesse Mistério”, e com este trabalho circula por cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Como jornalista, graduado em 2009 pela UFRGS, atuou durante três anos na área cultural, como repórter da FM Cultura, e tem trabalhos publicados em veículos como Piauí, Carta Capital, Sul21 e Folha de São Paulo.