Programação do “Amamenta Gramado” iniciou hoje

0
1252


O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.

Entre os dias 1º e 8 de agosto de 2017, celebra-se o 25° aniversário da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. No Brasil o projeto foi implantado pelo Ministério da Saúde em 1999.

5° Amamenta Gramado

Em Gramado, para celebrar o “Agosto Dourado”, na tarde de hoje, no Auditório do Centro Municipal de Saúde, foi lançado o 5° Amamenta Gramado. Abrindo o evento, o secretário da Secretaria de Saúde, João Teixeira destaca que o trabalho realizado em prol da amamentação vem surtindo resultados, pois está reduzindo o índice de internação dos bebês. “Agradeço o empenho da equipe da secretaria da Saúde e de todos que trabalham pela causa. O Amamenta Gramado já apresenta grandes resultados, como o crescimento do índice de aleitamento do município, que antigamente era de 27% e atualmente, com o projeto, chega a 78%”, afirma o secretário.

Logo após, a enfermeira sanitarista especialista em amamentação Celina Valderez Feijo  palestrou sobre a importância da amamentação. “Nosso principal papel é prestar apoio à mulher, prestar estrutura. Por vezes, as pessoas esquecem que para amamentar é preciso mais do que um par de mamas, é preciso que a mulher esteja consciente, tenha informação, apoio e estrutura para conseguir superar as dificuldades que a amamentação traz”, comenta Celina.

A programação acontece até este sábado, dia 5 de agosto, onde acontecerá o mamaço e encerramento, no Centro de Cultura de Gramado. Os eventos são gratuitos.

Confira a programação do Amamenta Gramado:
Dia 02 de Agosto (quarta-feira)

8h30min Atividade: Sala de Espera Posto Floresta (enfermeira Quiti)
12h30min Atividade: Sala de Espera Gestantes Posto Centro (enfermeira Vanessa, ginecologista Marjorie)
13h Atividade: Grupo Bebê + Saúde Posto do Centro – Exercícios mamães e bebês (fisioterapeuta Fernanda)
15h30min Atividade: Criança Sorridente escola de Educação Infantil Algodão Doce (dentista Fernanda) e Escola de Educação Infantil Presidente Vargas (dentista Daniela)

Dia 03 de Agosto (quinta-feira)

8h Atividade: Sala de Espera Piratini – Ordenha, Armazenamento e Utilização do leite materno, Dicas Práticas (enfermeira Daniela)
8h Atividade: Grupo de bebês Posto CAIC (enfermeira Ingrid, pediatra Márcia)

Dia 04 de Agosto (sexta-feira)

07h30min Atividade: Sala de espera ESF Várzea (ginecologista Marjorie e dentista Camila), distribuição de kits odontológicos e pomada para assaduras, depoimento de uma mãe que já amamenta há um ano
13h30min Atividade: Grupo de bebês e gestantes posto Carniel (enfermeira Rita, técnica de enfermagem Eloisa, pediatra Márcia)

Dia 05 de Agosto (sábado)

14h Atividade: Mamaço e encerramento, no Centro de Cultura, cabana 215

O Secretário João Teixeira abriu o evento e parabenizou a equipe pelo trabalho que vem realizando. Foto: Laura Silveira
O Secretário João Teixeira abriu o evento e parabenizou a equipe pelo trabalho que vem realizando. Foto: Laura Silveira

A especialista em amamentação, Celina Feijo falou sobre a importância e as questões que envolvem o aleitamento materno. Foto: Laura Silveira
A especialista em amamentação, Celina Feijo falou sobre a importância e as questões que envolvem o aleitamento materno. Foto: Laura Silveira