Programação da Semana Farroupilha segue até dia 20

0
951
Secretário da Cultura, Allan John Lino, levou saudação do Prefeito Prefeito ao público. Foto: Manuela Teixeira.


A cultura e o tradicionalismo gaúcho são celebrados por Gramado com uma programação que reúne música, teatro, declamação, oficinas e contação de histórias no Galpão da Hospitalidade, montado em um dos lugares mais queridos pela comunidade e pelos visitantes: o Lago Joaquina Rita Bier. A abertura oficial da Semana Farroupilha de Gramado ocorreu no último sábado (15), reunindo autoridades municipais, tradicionalistas, Gramadenses e visitantes. A cerimônia iniciou com a chegada da Chama Crioula, trazida pelo patrão Eder Lahnel e pelos cavalarianos do CTG Manotaço, recepcionados pelo Prefeito em Exercício, Evandro Moschem, pelo Secretário da Cultura, Allan John Lino, e pelos presentes.

Em seu pronunciamento, Evandro agradeceu a presença do público e disse estar feliz ao ver governo municipal, Legislativo, comunidade e turistas em prol do tradicionalismo e dos festejos farroupilhas. “Que o poder público seja o meio para o incentivo à cultura e que essa Chama Crioula permaneça acesa, unindo a todos nós pelo mesmo objetivo”, falou o Prefeito em Exercício.

O Secretário Allan destacou que esse é o primeiro ano em que o Lago recebe a programação da Semana Farroupilha, visando acolher melhor e ampliar o evento. Allan também levou uma saudação do Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, que está em missão internacional com um grupo de empresários no Canadá. “O Rio Grande do Sul tem uma riqueza cultural muito grande, que é exemplo para todo o país. Parabéns a todos os gaúchos e gaúchas que carregam a bandeira do tradicionalismo”, disse.

A vereadora Rosi Ecker Schmitt, que assumiu a presidência do Legislativo Gramadense em virtude da viagem ao Canadá da vereadora Manu Caliari, que também integra a comitiva Gramadense, parabenizou a administração municipal, os tradicionalistas e os artistas que integram a programação da Semana. O patrão do CTG Manotaço, Eder Lahnel, também agradeceu ao poder público municipal pela organização do evento. Por fim, Evandro e o patrão Eder acenderam o candeeiro crioulo com a centelha da Chama trazida pelos cavalarianos.

O respeito às tradições e a celebração do orgulho rio-grandense ainda ganharam mais força com a apresentação em conjunto da Orquestra Sinfônica de Gramado e do grupo Arte Gaúcha, que trouxeram clássicos como Querência Amada, de Teixeirinha, Vento Negro, de José Fogaça e conhecida na voz de Kleiton & Kledir, e Estrela Guria, de Pery Souza.

Tradicional Desfile dos Cavalarianos ocorre no dia 20

A programação de Semana Farroupilha de Gramado segue com várias atrações, como espetáculos teatrais, de dança, bate papo cultural, oficinas, desfile e shows musicais. Na terça-feira (18), o Grupo Luz & Cena traz o espetáculo “Mas Bah Tchê! Como é Grande o Meu Rio Grande” em dois horários, às 9h e às 14h, e na quarta-feira (19), nos mesmos horários, o Grupo Sórindo apresenta “Gaúchos”. As apresentações de dança ficam por conta do CTG Querência do Mundo Novo, de Três Coroas, na terça-feira, às 19h30min e do Grupo de Danças Garfo e Bombacha e Ana Terra, na quinta-feira, às 17h30min. Na terça e quarta, a música está garantida com Juliano Bolfe, Gabriel Gaiteiro, Ataliba e Banda.

Já no feriado de 20 de setembro, quinta-feira, as atrações do último dia da Semana Farroupilha iniciam pela manhã, às 10h, com o show “Milongas”, de Laerte Hugentobler, seguido de Meninos Gaiteiros de Nova Petrópolis, Pepeu Gonçalves e declamação com Larissa Borges e Rodrigo Mumbach. Às 16h, sobe ao palco o violonista Marcello Caminha. O tradicional Desfile de Cavalarianos inicia às 19h, com saída do CTG Manotaço em direção ao Lago Joaquina, passando pela Avenida Borges de Medeiros. Após a cerimônia de encerramento dos festejos farroupilhas, o cortejo retorna ao CTG com a Chama Crioula, quando ela será extinta à meia-noite. Outras apresentações são Grupo de Danças Garfo e Bombacha e Ana Terra (17h30min), declamação com Berkai (19h30min) e Orquestra de Violões (20h30min).

Desfile de moda contemporânea gaúcha na quarta

Na quarta-feira (19), às 19h30min, véspera do feriado, um desfile de moda gaúcha trará ao palco do Galpão da Hospitalidade, no Lago Joaquina Rita Bier, 20 looks contemporâneos completos. São roupas que podem ser facilmente incorporadas ao dia a dia, como alpargatas, botas, coletes e ponchos. O desfile é promovido pela loja de vestuários Santa Fé. Todas as peças são produzidas em Gramado e possuem estampas culturais indígenas. Cada peça traz um nome relacionado à cultura dos primeiros habitantes do Rio Grande do Sul.

SERVIÇO

Semana Farroupilha de Gramado

Onde: Lago Joaquina Rita Bier (Rua Leopoldo Rosenfeld, 818, Planalto)

Quando: Até 20 de setembro