Programa Gramado Colônia amplia atendimento

0
1173
A família Augsten, produtora de morango, é uma das beneficiadas com o apoio da Secretaria da Agricultura. Foto: Carol Augsten


Atualmente, o Executivo está trabalhando no atendimento de dezenas de famílias em processo de implantação de agroindústria através do Programa Gramado Colônia. Aperfeiçoado e implantado em dezembro de 2017 por meio de lei municipal, o programa visa ampliar o auxílio à agricultura familiar e o desenvolvimento da produção rural pela agregação de valor às matérias-primas.

Ao aderirem ao Gramado Colônia, os produtores recebem incentivo para a formalização dos empreendimentos e apoio para divulgação e comercialização dos produtos. O município também tem autorização para custear projeto arquitetônico de regularização ou construção, Plano de Prevenção Contra Incêndio – PPCI e Laudos de Licenciamento Ambiental.

“A regularização dos empreendimentos favorecerá a abertura de novos mercados aos agricultores e, consequentemente, irá colaborar para a manutenção das famílias no campo, além de formalizar a produção existente”, comenta o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo. Segundo ele, o programa busca a qualidade dos produtos gramadenses, já conhecidos pelos turistas, e que poderão ser vendidos em outros municípios e estados do Brasil.

Produtores aprovam programa

A família Augsten é uma das beneficiadas pelo Gramado Colônia. Atualmente, a agroindústria dos Augsten está em fase final de construção. Produtora de morango, a ideia é expandir o negócio, aproveitando a matéria-prima em geleias e em frutas desidratadas. O principal objetivo da agroindústria Doces Augsten é aumentar a renda da família, composta pelos pais e duas jovens, que optaram por seguir no meio rural.

“De imediato, planejamos uma linha de doces cremosos de frutas e geleias gourmet com sabores diferenciados, todos fabricados artesanalmente, sem adição de conservantes. Uma visão para o futuro é crescer a linha de produtos e expandir em ambiente nacional através das vendas pela Internet. O programa traz vários benefícios, além da tranquilidade e segurança de comercializar um produto final dentro da legalidade municipal”, salienta Cássia Eduarda Augsten, 26 anos.

A Secretaria da Agricultura iniciou o processo de apoio à agroindústria Augsten com trabalhos externos feito por máquinas, tratamento de fluentes, jardinagem e acabamentos em geral.

A Prefeitura também pretende incentivar a formação continuada dos agricultores de Gramado para que eles estejam capacitados para gerirem os seus empreendimentos.