Programa de Energias Alternativas é apresentado em Gramado no Dia da Árvore

0
1406
Prefeito Fedoca e os alunos da rede municipal de ensino plantaram mudas no Parque dos Pinheiros. Foto: Carlos Borges/ Prefeitura de Gramado


Na última quarta-feira, dia 21 de setembro, para comemorar o Dia da Árvore, a cidade tornou-se vanguarda em um projeto que incentiva o uso de energias alternativas. Em uma ação no Parque dos Pinheiros, o prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) apresentou à comunidade o Programa de Energias Alternativas. Exemplificando um dos ramos do programa, um triciclo com propulsão humana e elétrica que visa reduzir a emissão de gás carbônico, o grande vilão do aquecimento global, foi exibido, mostrando uma das possibilidades existentes.

O triciclo foi usado pelo prefeito Fedoca e pelo geógrafo da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Cesar Mantovani, para chegar ao evento. O veículo já é usado em 49 países e em mais de 150 cidades do mundo, como Barcelona, Paris, Milão.

A ação no Parque dos Pinheiros contou com um plantio simbólico de mudas de Araucária, Ipê e Erva-Mate, protagonizados por Fedoca, Mantovani, e também pelo vice-prefeito Evandro Moschem, pela primeira-dama Bianca Bertolucci, pela secretária do Meio Ambiente, Rosaura Heurich, autoridades municipais, entidades, e alunos da rede municipal de ensino. “Nós acreditamos que essas crianças serão as grandes responsáveis por encaminhar nossa cidade e nosso país para dias melhores”, resumiu Fedoca.

O vice-prefeito Evandro Moschem citou que uma cidade sustentável se faz de mãos dadas com os empresários. “Quando vejo hotéis, restaurantes, preocupados com a sustentabilidade, vejo uma cidade que caminha para o futuro”, enfatizou.

A secretária de Meio Ambiente Rosaura Heurich, salientou a importância da integração da comunidade com o projeto. “Vamos à ação, plantando uma árvore, melhorando a qualidade do nosso ar, tratando a educação ambiental com prioridade”, disse.

A apresentação do Programa de Energia Sustentável e o plantio de mudas integram o projeto “Gramado Sustentável”, lançado pela administração municipal neste ano e que busca o respeito ao meio ambiente de forma participativa. Desde o início da atual gestão, em 2017, administração municipal vem promovendo ações que se propõem a repensar o futuro de Gramado. Em janeiro deste ano, o prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) assinou um decreto que suspendeu por 60 dias a tramitação de processos que exigiam licenciamento ambiental e mudou o rito do andamento dos projetos.

A própria escolha do Parque dos Pinheiros para sediar a ação desta quinta-feira não foi por acaso: o local vem sendo recuperado pela atual administração municipal que, ao assumir o Executivo Municipal, encontrou um parque degradado e prestes a devolver recursos ao governo federal por conta da deterioração da infraestrutura. A Prefeitura de Gramado conseguiu prorrogar o prazo contratual para recuperar o empreendimento até 30 de dezembro deste ano. O prazo foi concedido pelo Ministério do Turismo após a apresentação de um relatório técnico sobre o local e das tratativas, desde o início de 2017, entre a atual administração, a Caixa e o próprio Ministério.

O vice-prefeito, Evandro Moschem também fez o plantio de mudas junto aos alunos. Foto: Carlos Borges.

Mantovani palestra em Gramado

Mantovani foi o palestrante do ciclo “Gramado: Novos Olhares”, workshop voltado aos secretários titulares e adjuntos, convidados e comunidade, e que visa atualizá-los para assuntos de interesse da gestão municipal. A palestra teve como título “O Plano Municipal da Mata Atlântica como promotor do Turismo Sustentável”, e tem como objetivo consolidar Gramado como um município referência em conciliar turismo, cultura, desenvolvimento urbano juntamente com a conservação da Mata Atlântica, de forma participativa e com qualidade de vida para seus cidadãos. O workshop integrou as comemorações do Dia da Árvore e Dia Mundial do Turismo.

Um triciclo com propulsão humana e elétrica que visa reduzir a emissão de gás carbônico foi exibido, mostrando uma das possibilidades existentes. Foto: Carlos Borges.