“Primavera de Museus” acontece no Museu do Trem, na Várzea Grande

0
2124
Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande – Museu do Trem. Foto: Carlos Borges.


De 17 a 30 de setembro, Gramado promove a 12ª Primavera de Museus no Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande – Museu do Trem. Neste ano, o tema do evento é Celebrando a Educação em Museus, que tem como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado no último mês de junho.

A programação do evento conta com as exposições de arte Flânerie, da fotógrafa artística gramadense Tainá Crisóstomo, e Histórias Flutuantes, da escritora Dayane Alencar. Também haverá as oficinas Brinquedos com Reciclagem, com a oficineira, escritora e artesã Cláudia Kellermann, e Ressignificar Imagens, com Dayane Alencar e Tainá Crisóstomo, voltadas às escolas. A participação da EMEF Mosés Bezzi e da EEEM Caramuru já estão confirmadas.

Flânerie é uma série fotográfica que apresenta uma forma delicada de observar e narrar a cidade de Gramado, através de imagens analógicas. Já Histórias Flutuantes trata de uma cidade imaginária, onde a artista ressignificou fotografias, pessoas e imóveis a fim de insinuar narrativas não-lineares.

Na oficina Brinquedos com Reciclagem, as crianças aprenderão a criar brinquedos com garrafas pet enquanto conversam sobre separação de lixo. Em Ressignificar Imagens, é proposto uma introdução à prática de pós-produção manual, através da intervenção direta em fotografia impressa.

A programação do evento, promovido pela Prefeitura de Gramado e pela Secretaria da Cultura, será realizada no Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande – Museu do Trem e também no Centro Municipal de Cultura Várzea Grande.

Mais informações através do telefone (54) 3288-1955 e do e-mail cmcvarzea@gramado.rs.gov.br.

Primavera nos Museus

A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que ocorre todo ano no início da estação homônima. A cada edição, o IBRAM lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus ou instituições culturais.

Os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos.

Programação

12ª Primavera de Museus de Gramado
Onde: Museu do Trem e Centro Municipal de Cultura Várzea Grande

Quando: De 17 a 30 de setembro

Exposição Flânerie – fotógrafa artística Tainá Crisóstomo

Quando: De 17 a 30 de setembro

Local: Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande

“Flânerie” é uma série fotográfica que apresenta uma forma delicada de observar e narrar a cidade, através de imagens analógicas.

Exposição Histórias Flutuantes – Artista Dayane Alencar

Quando: De 17 a 30 de setembro

Local: Centro Municipal de Cultura Várzea Grande

Como uma cidade imaginária, a artista ressignificou fotografias, pessoas e imóveis a fim de insinuar narrativas não-lineares.

Oficina Brinquedos com Reciclagem – com Claudia Kellermann

Quando: 17 de setembro, às 8h30min

Local: Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande

As crianças aprenderão a criar brinquedos com garrafas pet enquanto conversam sobre separação de lixo.

Oficina Ressignificar Imagens – com Dayane Alencar e Tainá Crisóstomo

Quando: 18 de setembro, às 19h30min

Local: Centro Municipal de Cultura Várzea Grande

A oficina propõe uma introdução à prática de pós-produção manual, através da intervenção direta em fotografia impressa.