Palestra em Gramado aborda maneiras de prevenir o câncer de mama

2
6442
Palestra em alusão ao Outubro Rosa debate prevenção ao câncer de mama. Foto: Martina Belotto/Prefeitura de Gramado.


Em alusão ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, realizou a palestra “Coma Saudável, pratique exercícios físicos e previna o câncer de mama”. Na última quarta-feira (4), a nutricionista Michelle Mileto Troitinho e a educadora física Aline Amorim abordaram a importância das atividades físicas como forma de prevenção ou como auxílio durante o tratamento do câncer de mama. Dicas de alimentos saudáveis e de alimentos prejudicais também foram apresentadas ao público. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria da Saúde.

Para Aline, ações de prevenção tem um papel de extrema importância na conscientização das pessoas. “É por meio da informação que construímos uma nova consciência, um novo pensamento sobre os cuidados que precisamos ter com o nosso corpo, tanto na alimentação quanto nos exercícios físicos”, destacou.

A Secretaria da Saúde proporciona, durante todo o ano, ações gratuitas de prevenção e apoio às pacientes com câncer de mama. Todos os postos de saúde oferecem acompanhamento ginecológico e exames de prevenção. Quando diagnosticada com câncer, a paciente é encaminhada para tratamento em Caxias do Sul, com transporte disponibilizado pela Prefeitura. Além disso, as mulheres também recebem acompanhamento psicológico.

Ação incentiva adoção de cães

Também na última quarta-feira (4), aproveitando a movimentação de público por conta da palestra, uma ação de adoção de cães que aguardam por um lar no Abrigo Municipal de Animais foi realizada em frente à Secretaria da Saúde. A atividade buscou incentivar a posse responsável e fez alusão ao Dia Mundial dos Animais.

Andrieli Borges da Silva, 16 anos, não resistiu aos olhares carinhosos e adotou um peludo. “Olhei para ele e soube que precisava adotar. É muito importante que as pessoas adotem, ofereçam um lar, cuidados, amor e muita atenção”, falou a jovem.

Andrieli Borges da Silva não resistiu e adotou um cão. Foto: Martina Belotto.



2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.