Prefeitura recebe mudas para reposição florestral

0
966
Parte das mudas serão destinadas aos parques dos Pinheiros e Morro Agudo. Foto: Carlos Borges.


Por ocasião do licenciamento ambiental para construção do reservatório de abastecimento de água de 3 mil m³ em Gramado, a Corsan entregou, nesta terça-feira (27), 1650 mudas de espécies nativas para o setor de arborização urbana da Secretaria do Meio Ambiente, em cumprimento à Lei nº 2810/10, para reposição e uso em vias públicas ou recuperação de áreas degradáveis.

Conforme a secretária da pasta, Rosaura Heurich, parte das mudas serão destinadas aos parques dos Pinheiros e Morro Agudo, dois dos cinco parques previstos para serem entregues à comunidade por esta gestão. “Estamos retirando as espécies exóticas invasoras do Morro Agudo. Agora, faremos a reposição com as espécies nativas doadas”, conta.

O prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, recebeu a entrega simbólica de uma muda, realizada pelo diretor de expansão da Companhia, Marcus Vinicius Caberlon.

Reservatório deve ser entregue final de maio

Após a remoção da vegetação, a Corsan iniciou a movimentação do solo retirando a base mineral para construção do reservatório, que deverá ser entregue no fim do mês de maio. A obra, que está localizada na Rua Bela Vista, nº 200 (rua de acesso à Aldeia do Papai Noel), busca resolver os transtornos com a falta de água na cidade.

O engenheiro Carlos Leal, chefe do departamento de Obras da Serra da Corsan, e responsável pela obra em Gramado, informa que, entre os dias 9 e 13 de abril, a Companhia fará a interligação da rede adutora de água da ERS 235 com o novo reservatório. Por esse motivo, poderá haver desabastecimento de água no dia da conexão, com recuperação do sistema no decorrer dos turnos da tarde e noite. Para o final do mês de abril, está previsto o início da montagem do reservatório.