Prefeitura realiza prestação de contas nos bairros

0
1209
Um público expressivo esteve presente na prestação de contas no bairro Piratini na última sexta (02). Foto: Laura Silveira.


Passado 2017, o prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, e os secretários visitaram os bairros para mostrar o que a administração municipal fez pela comunidade, apresentando os investimentos feitos na cidade ao longo do ano passado e projetando 2018.

Durante a semana passada, cinco encontros foram realizados na Várzea Grande, Linha Marcondes, Moura e Dutra, Linha Furna e Piratini. A ideia era informar a população destes bairros e arredores e dar mais transparência ao uso dos recursos públicos. Durante os encontros, os moradores foram convidados a participar com sugestões e a esclarecerem suas dúvidas.

“Democracia é ouvir a comunidade, primando por uma gestão participativa. O gramadense precisa ser ouvido e desde o início da nossa administração estamos buscando isso. Obrigado a todos que compareceram nos nossos encontros. As portas da prefeitura estão abertas para toda a população”, salienta o prefeito Fedoca.

Entre as conquistas apresentadas à comunidade, estão os cerca de R$ 3 milhões investidos em recuperação asfáltica, os mais de R$ 6 milhões de unidades de medicamentos distribuídos para a comunidade, a ampliação de projetos sociais e esportivos para crianças, adolescentes, adultos e terceira idade, a redução da fila da espera na educação infantil e a implantação de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), mantido pela prefeitura.

Comunidade elogia iniciativa

Os encontros da Prefeitura com a comunidade nos bairros foi elogiada pelos moradores. Segundo eles, além de prestar contas, o contato direto entre prefeito, secretários municipais e a população mostra que a administração está empenhada em ouvir as pessoas, suas necessidades e sugestões.

“É primordial a vinda do Executivo nos bairros. Só com a interação entre administração e comunidade ações já começaram a ser planejadas. De 2017, no setor da saúde, quando chegamos em um posto encontramos o medicamento que precisamos e somos atendidos. Isso é importante para quem não tem plano de saúde”, afirma Wanderley Cavalcante, 53 anos, professor de História, morador da Várzea Grande.

Já a comunidade do interior afirmou sentir-se valorizada pela administração por meio dos encontros nas linhas Marcondes e Furna. “Achei muito bom que o prefeito tenha vindo aqui para saber o que a comunidade quer. As outras administrações não faziam isso. Em 2017, o patrolamento das estradas e a limpeza de valetas foram muito importantes”, opina o aposentado Ivo Ramm, 85, morador da Marcondes.

O bairro Piratini, que sediou o último encontro, na sexta (2), contou com grande participação da comunidade na Escola Municipal Senador Salgado Filho. “É muito importante a prefeitura interagir com o bairro. No ano passado, o governo ‘atacou’ em todas as áreas, resolvendo diversos problemas que tínhamos”, explica o empresário Waldir Wille, 53.

Confira as ações da Prefeitura nos bairros e outras localidades

Várzea Grande

A reativação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e a recuperação asfáltica dos principais acessos do bairro, como as ruas Faustino Rissi, Terra Nova e as avenidas Primeiro de Maio e do Trabalhador foram destaques. Em 2017, o bairro também recebeu projetos sociais para crianças, adolescentes e para a terceira idade. Iniciaram as obras da pista de skate e as da Vila Olímpica receberam continuidade. Reintegração de posse da área do Celita, com assistência plena às famílias ocupantes, e a garantia com a EGR de execução de projeto para a Miguel Tissot foram outras ações da administração.

Linha Marcondes

No interior, a implantação do programa Gramado Colônia incentiva a regularização das agroindústrias e amplia o atendimento aos produtores rurais. A recuperação e a manutenção das estradas foram destaques. A prefeitura também firmou convênio com a cooperativa Piá para melhoria genética do rebanho leiteiro.

Dutra e Moura

O investimento em novas praças e na iluminação destas, para a segurança das famílias dos dois bairros, é uma das prioridades da administração. Outra grande conquista festejada pela comunidade é a chegada da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que disponibiliza cursos de ensino superior gratuitos e que em 2018 terá novas opções para os estudantes em diversas áreas de formação.

Linha Furna

Os programas de Agentes Comunitários de Segurança, com apoio da Brigada Militar, garantindo mais segurança à região, e o apoio às agroindústrias foram destaques. A iluminação pública foi uma reivindicação da comunidade atendida e a regularização da atividade dos produtores de carvão vegetal.

Piratini

Revitalização dos espaços do projeto Sapeca e do Centro de Referência de Assistência Social, além de recapeamento asfáltico em diversas ruas do bairro. Outro ponto de atenção da administração na região foi a reforma do prédio do complexo esportivo Ernesto Volk, o Ernestão, para receber novos projetos esportivos.