Prefeitura inicia visita em imóveis para combater o Aedes aegypti

0
1001
Através deste levantamento, serão visitados pelos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde quase 600 residências no município. Foto: Prefeitura de Gramado.


A Prefeitura de Gramado e a Secretaria da Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde – Vigilância Ambiental, realiza a partir desta segunda (27) até o dia 6 de setembro o 3º ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa, que consiste em visitas em imóveis do município em busca de depósitos que contenham água limpa e parada que possam contribuir para a proliferação do mosquito transmissor de doenças, como dengue, zika e chikungunya.

Através deste levantamento, serão visitados pelos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde quase 600 residências no município, o que representa 20% dos imóveis da amostra selecionada. Durante as visitas, os agentes orientarão os moradores quanto aos cuidados com os criadouros nas casas, como garrafas e tonéis com água parada, lixo mal acondicionado, cuidados e manutenção de calhas, ralos, piscinas e plantas ornamentais, entre outros.

O município de Gramado é considerado não infestado pelo mosquito Aedes aegypti, contudo, essas ações de monitoramento e educação dos moradores são de extrema importância para que o município siga livre da presença deste mosquito, bem como é um dever de todo cidadão manter seu domicílio limpo e bem conservado para evitar a transmissão de doenças na população.