Prefeitura inicia regularização das rampas de calçadas

0
691
Calçadas no Centro de Gramado. Foto: Sophia Dienstmann.


A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana identificou 348 pontos que estão em desacordo com a NBR 9050 em se tratando de acessibilidade no passeio público. Com isso, a Prefeitura lançou uma licitação, na modalidade Tomada de Preços, para contratação de uma empresa especializada para execução de rebaixos (rampas).

Conforme o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo, neste primeiro momento, as rampas serão padronizadas no Centro e posteriormente nos bairros.

“Fizemos um levantamento e constatamos que muitos locais que possuem travessia de pedestre não estão de acordo com a norma, sem rampa de acessibilidade, obrigando o pedestre a transpor um obstáculo de até 20 centímetros de altura. Às vezes, até desviando de um poste”, relata Quevedo.

Quevedo destaca que, com a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, a orientação do Prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) é que todas as irregularidades devem ser corrigidas, de acordo com a Cartilha Calçada Legal, lançada no dia 20, pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil com o objetivo de trazer acessibilidade para todos os gramadenses e para todas pessoas que visitam Gramado.