Prefeitura e Conselho Municipal de Assistência Social promovem conferência na próxima terça

0
512
Foto: Prefeitura de Canela.


Na terça-feira (31), a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Habitação e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece no Salão Paroquial, praça da Matriz, 69, das 13h às 17h, com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

“O pós-pandemia nos deixou uma situação de desemprego, dificuldades assistenciais, mais famílias com problemas de convívio. A Prefeitura não tem medido esforços junto à Saúde e Assistência. É preciso planejar os próximos passos para recompor e ampliar o atendimento social, ouvindo as demandas da população, mas tendo ciência da dificuldade em que a cidade se encontra”, explicou a secretária Carmen Seibt de Moraes.

Os eixos debatidos na Conferência serão: (1) a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; (2) financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais; (3) controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; (4) Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; e (5) atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.