Prefeitura de Gramado prepara programação especial para o Dia do Idoso

0
895


O Conselho Municipal do Idoso de Gramado e a Secretaria da Cidadania e Assistência Social promoverão uma tarde comemorativa em alusão ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (3), no Expogramado, das 13h30min às 17h.

“A melhora na longevidade dos idosos, bem como as demandas advindas do processo de envelhecimento trouxeram a necessidade de pensar e ampliar as discussões voltadas às políticas públicas de proteção para este segmento. Muitas foram as lutas e batalhas para a conquista dos direitos dos idosos, e muitas ainda nos dias de hoje estão sendo travadas”, ressalta coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Piratini, Lisiane Besutti.

Entre as conquistas que este público garantiu ao longo da história, através do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), estão, prioridade no atendimento, bancos reservados em transportes coletivos, descontos em eventos de esporte, cultura e lazer, reservas em vagas de estacionamento, entre outros.

“O Estatuto tornou-se um marco importante nessa trajetória de lutas. Tivemos avanços que de fato foram de extrema importância para a garantia da autonomia, protagonismo e cidadania dos idosos, mas muito ainda temos que avançar, pois ainda há dados que mostram idosos tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência (psicológica, financeira, física), de abandono, de descaso e desrespeito”, salienta Lisiane.

Além de garantias e direitos voltados a este segmento social, a Lei trouxe em seu texto uma importante data, 1º de outubro, dia em que comemoramos o dia do idoso, e foi exatamente neste dia que o Estatuto entrou em vigor.

Diante dessa realidade, Gramado preparou uma programação especial para a classe, visando reunir os Grupos de Convivência do município, as instituições que atendem a este público e a população Gramadense que está na melhor idade.

O grande destaque da tarde comemorativa é o Show de Talentos às 15h, onde cada grupo pôde inscrever um idoso para realizar uma apresentação artística, como poesia, música, canto. Ainda haverá a apresentação cultural “Só para altinhos”, com Davi de Souza, confraternização e baile.

Saiba quais os benefícios e serviços que o idoso pode acessar no CRAS em Gramado

Passe livre municipal – para encaminhar o passe livre basta apresentar os seguintes documentos: documento de identificação com foto, comprovante de endereço e duas fotos 3×4. A carteirinha é destinada ao idoso entre 60 e 64 anos. A partir dos 65 anos basta apresentar ao motorista do ônibus apenas um documento com foto, portanto, não precisa de carteirinha.

Passe livre idoso interestadual – para idosos a partir de 60 anos com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos. O idoso que não tenha como comprovar renda, deve procurar o CRAS para a confecção de carteirinha. Para encaminhar a carteirinha do passe livre interestadual basta comparecer ao CRAS mais próximo de sua residência e realizar o Cadastro Único e apresentar os seguintes documentos: comprovante de endereço e documento com foto de todos os integrantes da família. Os dois primeiros acentos são gratuitos, caso exceda as vagas gratuitas, o desconto será de no mínimo 50% do valor das passagens para idosos com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos. A passagem deve ser solicitada diretamente na empresa de transporte com bastante antecedência.

Benefício de Prestação Continuada (BPC) – Você sabia que o BPC também pode ser encaminhado no CRAS sem custo algum? Isso mesmo, não é necessário advogado para fazer o encaminhamento. Mas o que é o BPC? É a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. A renda mensal per capta deve ser inferior a um quarto do salário-mínimo. Caso a renda por pessoa da família ultrapasse um quarto, existe a possibilidade de enquadramento em ação civil pública. Portanto, não fique na dúvida, converse com um assistente social do CRAS para orientações.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFV)  O SCFV

visa a constituição de um espaço de convívio social, de participação cidadã, de desenvolvimento do protagonismo e autonomia dos idosos. Se você tem 60 anos ou mais procure o CRAS para obter mais informações sobre esse serviço.

ENDEREÇOS E TELEFONES DOS SERVIÇOS EM GRAMADO

CRAS Piratini

Rua Getúlio Vargas, nº 484

Telefone: 54 32864349 / 32860791

CRAS Várzea Grande

Avenida 1º de Maio, nº 1603

Telefone: 54 3288 1148