Prefeitura de Gramado notifica empresa que faz coleta de lixo no município

0
1538
Foto: Divulgação.


Por interromper a coleta de lixo na manhã de sábado, dia 11, alegando falta de pagamento pela prestação de serviços por parte da Prefeitura de Gramado, a empresa BA Meio Ambiente foi notificada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A coleta foi retomada por volta do meio-dia. O fato será informado ao Ministério Público.

A secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, explica que não está ocorrendo atraso no pagamento dos serviços, ao contrário do que o supervisor da empresa informou à imprensa. O atraso no repasse do recurso foi gerado pela própria empresa que entregou de forma parcelada a documentação que acompanha a nota fiscal, conforme previsto em contrato. “Ela entregou alguns documentos na segunda-feira e o restante na quinta-feira”, afirmou Cristiane Bandeira. “Por isso a empresa não pode alegar falta de pagamento. Sem todos os documentos não podemos pagá-la”, frisou.
Além disso, segundo a secretária, a empresa não poderia interromper o serviço em função de estar em vigor o decreto de calamidade pública por conta do Covid-19, que impede a interrupção de serviços essenciais, como é o caso da coleta de lixo. “E os serviços também só poderiam parar após 90 dias de atraso do pagamento. O que não é o caso”, frisa Cristiane.

Rastreamento
O serviço de coleta de resíduos em Gramado é controlado através de Sistema de Rastreamento da Frota. O sistema apresenta o histórico do veículo, controle da jornada de trabalho, monitoramento da velocidade, identificação dos locais de coleta e localização em tempo real, assegurando o cumprimento de rotas, atendimento dos clientes e efetividade nas operações de forma transparente.
O sistema gera relatórios personalizados com informações de desempenho em formato gráfico, demonstrando os resultados rapidamente com recursos visuais.
As anormalidades referentes à coleta devem ser reportadas à Secretaria do Meio Ambiente ou Fala Cidadão, no telefone (54) 3286-2500 e também para empresa contratada, pelo telefone 0800-297-0333, para que possam ser adotadas medidas para adequação do serviço.