Prefeitura de Gramado e proprietários de imóveis na Borges iniciam tratativas para remoção de fiação

0
292


Paralisada há quatro anos, as obras de revitalização da Avenida Borges de Medeiros, no Centro, foram tema de reunião entre a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado, e proprietários de imóveis. O objetivo é fortalecer uma parceria entre a Administração Municipal e a iniciativa privada para a remoção da fiação e dos postes de energia elétrica da quinta etapa da Avenida. O encontro ocorreu no Auditório da Prefeitura Municipal e contou com a participação de representantes da Rio Grande Energia (RGE).

“Tivemos problemas no mandrilhamento dos fios, ou seja, na passagem dos cabos, posterior a esse processo, será a vez de retirar a fiação aérea e introduzi-la de maneira subterrânea, por isso realizamos a reunião. A Prefeitura não possui condições financeiras de arcar com os processos de religação dos imóveis, por isso estamos pedindo o apoio dos proprietários. O quanto antes religarmos, mais rápido teremos a remoção dos postes e a conclusão das obras”, explica o secretário Germano Jungues, da Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado.

Conforme a atual administração, a obra chegou a ser inaugurada em junho de 2020, pela Administração anterior, porém a revitalização não havia sido concluída. Após a passagem dos cabos subterrâneos será feita a ligação dos consumidores e somente depois serão removidos os postes de energia elétrica.

Sobre a 5ª etapa

A obra havia iniciado em março de 2018, conforme contrato 202/2017 firmado através de Processo Licitatório de Concorrência, nº 04/2017. Nesta obra foram executados serviços como infraestrutura de rede subterrânea de energia elétrica, iluminação pública e telefonia; recapeamento asfáltico, com execução de novos meios-fios; passeios públicos em basalto (padrão Av. Borges de Medeiros); e urbanização, com postes decorativos, sendo 16 grandes e 31 pequenos, 35 vasos cerâmicos e grelhas para árvores.