Prefeitura comemora Dia Mundial do Turismo com atividades em escolas, palestras e shows ao ar livre

0
649
Secretários José Carlos de Almeida e Rosângela Potter. Foto: Miron Neto.


A Secretaria de Turismo de Gramado preparou uma programação semanal com ações como palestras e contação de histórias em escolas, shows ao ar livre, plantio de flores e oficinas temáticas para comemorar o “Dia Mundial do Turismo”. O evento começa no dia 23 e termina no dia 27 – a data oficial da comemoração.

Conforme publicação do Ministério do Turismo, o dia 27 de setembro foi escolhido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como Dia Mundial do Turismo e também é a data nacional dedicada aos turismólogos, profissionais que atuam no planejamento e execução de ações estratégicas para que as viagens sejam feitas de forma legal, sustentável e segura.

Segundo avaliação do secretário de Turismo, José Carlos de Almeida, e da adjunta, Rosângela Potter, a criação da “Semana Comemorativa ao Dia do Turismo” está relacionada à valorização da população local.
“Pela importância dessa economia, que faz o que Gramado é hoje. Nesse sentido, também estamos disseminando o evento nas escolas, envolvendo crianças que serão nossos futuros agentes do turismo”, dizem.

NÚMEROS EM GRAMADO
Os números da economia ligados ao turismo em Gramado são estimativos, mas podem alcançar cerca de 85% da arrecadação total.

Em relação a hotel, pousada, motel e camping, o número aproximado de estabelecimentos é 200, com
7,2 mil quartos e 18 mil leitos, com 45% a 55% de ocupação hoteleira na baixa temporada e 70% a 75% de ocupação hoteleira na alta temporada.

Na área da gastronomia, a cidade tem ao redor de 270 bares, restaurantes e lanchonetes.

Ainda segundo projeções, Gramado recebe 6,5 milhões de visitantes por ano.

PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO
Para divulgar Gramado, a Secretaria de Turismo realizou, no ano passado, 11 feiras direcionadas a público profissional de diferentes destinos turísticos brasileiros, duas feiras para um público final, seis workshops de treinamento e capacitação (com jantar ou café da manhã) em cidades do País, e participou de uma feira internacional.

No total, em 2018, foram 20 eventos, com presença de agentes, operadores e imprensa especializada, rodadas de negócios já ultrapassadas em números nos primeiros oito meses deste ano.

A programação completa da “Semana Comemorativa ao Dia do Turismo” está disponível em: https://www.gramado.rs.gov.br/storage/attachments/X7j8aXAOxp6UcwjmAT7hdj3wDKVBKcsrJpJlK63T.pdf