Prefeito indica candidatos mais votados para direção de escolas

0
1420
Secretária de Educação, Gilça silva acompanhou o processo eleitoral nas escolas. (Foto:Carlos Borges)


A Secretaria da Educação de Gramado divulgou na quinta-feira, dia 29, os nomes dos professores que ocuparão nos próximos dois anos o cargo de diretor em 23 das 27escolas da rede municipal de ensino. Em 15 delas, pela primeira vez, pais, professores e funcionários compareceram às urnas para eleger os educadores que formaram a lista tríplice de candidatos à função.

Ao todo, 1,2 mil integrantes da comunidade escolar participaram do processo até então inédito no município. Antes, apenas pais que integravam o Conselho de Pais e Mestres (CPM) tinham direito ao voto.

Os nomes eleitos por 12 educandários para a lista tríplice – em três o processo foi encerrado – foram encaminhados ao prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), que analisou em conjunto com a Secretaria da Educação todos os projetos pedagógicos apresentados pelos candidatos que integram a relação.

Priorizando uma gestão democrática e respeitando a vontade da comunidade escolar, nestas 12 escolas Fedoca preferiu indicar como diretor o nome mais votado por pais e professores. Desde o início da sua gestão, o prefeito buscou a implantação das eleições diretas nos colégios.

“A nossa vontade era a de implantar eleições diretas para todas as escolas do município. Como esse projeto não foi aceito pela Câmara de Vereadores, mantivemos a eleição indireta, ampliando o processo de participação dos pais, e a decisão desses pais e desses professores foi respeitada”, afirma Fedoca.

15 educandários participaram do processo

Segundo a secretária da Educação, Gilça Silva, a administração municipal continuará lutando para que toda a comunidade possa participar do processo de escolha dos diretores. “Seguiremos buscando a democracia para que as próximas eleições escolares sejam diretas, com a inserção completa da comunidade na definição dos seus representantes”, disse.

Das 27 escolas municipais, 15 participaram do processo de eleição indireta, sendo que três tiveram a eleição anulada. Doze escolas não apresentaram candidatos ou não tinham o número mínimo de estudantes necessários para o processo, sendo a escolha do diretor, então, feita diretamente pelo prefeito. Destas 12, 11 tiveram indicações de diretores e, apenas em uma delas, a indicação ao cargo deve ocorrer na semana que vem.

Transição dos cargos

Na próxima segunda-feira, 2 de abril, os atuais diretores e os diretores eleitos irão se reunir com a equipe da Secretaria da Educação para iniciar o período de transição do cargo. No dia 13 de abril, às 8h30, ocorrerá a posse oficial no auditório da Prefeitura. A indicação de vice-diretores, por sua vez, será feita pelos diretores eleitos em 2018.

Escolas habilitadas ao processo eleitoral

Em 2018, 15 dos 23 colégios habilitados tiveram o processo de formação de lista tríplice através de eleição indireta, sendo elas as escolas de ensino fundamental Dr. Carlos Nelz (CAIC), Henrique Bertoluci Sobrinho, Maximiliano Hahn, Mosés Bezzi, Pedro Zucolotto, Presidente Vargas, Senador Salgado Filho, Vicente Casagrande e as escolas de educação infantil Algodão Doce, Branca de Neve, Delmar Dutra, Julita Tissot, Paulina Benetti, Pequenos Gigantes e Raio de Sol. Na Maximiliano Hahn, Pedro Zuzolotto e Senador Salgado Filho, as eleições foram encerrados durante o processo por conta de equívocos das próprias escolas (leia mais abaixo).

Doze escolas não participaram das eleições

As escolas de ensino fundamental Gentil Bonato, Nossa Senhora de Fátima e Padre Anchieta, e as escolas de educação infantil Dr. Carlos Nelz (CAIC), Estação da Criança, Jardim Encantado, Pequenos Passos e Tia Carmelina não apresentaram candidatos à disputa do pleito, ficando assim estabelecido que o cargo de diretor (a) seria ocupado mediante indicação do prefeito. Já as EMEFs Alberto Pasqualini, Carlos Barbosa e Padre José Scholl e a EMEI Serra Encantada não participaram do ato democrático por não dispor do número mínimo de alunos necessários para a realização da votação, que era a de 50 estudantes matriculados na instituição de ensino.

Novas eleições em três estabelecimentos de ensino

Nas escolas Maximiliano Hahn (Carniel), Pedro Zuzolotto (Três Pinheiros) e Senador Salgado Filho (Piratini), um novo processo de eleição indireta para formação de lista tríplice ocorrerá na próxima quinta-feira (5). Isso significa que os pais e professores voltarão às urnas para eleger os nomes que integrarão a lista tríplice de candidatos para diretor.

Nestas três escolas, o processo havia sido encerrado porque, durante a eleição, foram inseridos nomes de eleitores manualmente em listas de pais, professores, educadores e funcionários previamente emitidas pela Secretaria da Educação e corrigidas pelas próprias escolas, para as quais foi solicitada a revisão e inclusão de nomes faltantes.

As eleições indiretas para direção em Gramado seguiram as mesmas diretrizes de uma eleição municipal, estadual ou federal, onde não é permitida a inclusão de qualquer eleitor numa lista de votação.

Considerando os princípios de liberdade de expressão, participação permanentemente estimulada, transparência, respeito ao pluralismo e a convivência com a diversidade, previstos no Decreto nº 034/2018, que disciplina o processo de eleição indireta para formação de lista tríplice, a Secretaria da Educação buscou parecer favorável da Procuradoria do Município para que fosse possível realizar nova votação nestes três colégios. “Respeitamos o princípio maior de gestão democrática e por isso buscamos este parecer, para que a comunidade escolar possa expressar o seu desejo”, enfatizou a secretária Gilça.

Novas eleições municipais – dia 5 de abril – quinta-feira

Escolas Maximiliano Hahn e Pedro Zucolotto – 6h30min às 18h30min

Escola Senador Salgado Filho – 7h30min às 17h30min

Administração municipal ampliou participação da comunidade na escolha de diretores

Em 2018, a processo de eleição indireta de diretor de escola para formação de lista tríplice foi ampliado e, no dia 23 de março, mais de 1,2 mil integrantes da comunidade escolar puderam ir às urnas, contando os votos válidos.

A administração municipal enviou em outubro de 2017 à Câmara de Vereadores de Gramado um projeto para a implantação da eleição direta para diretor de escola. O objetivo era promover a participação total da comunidade escolar nas eleições.

O projeto não foi aprovado pelo Legislativo. Assim, o Executivo enviou uma nova proposta para manter o processo através da lista tríplice, porém, alterando alguns dispositivos da lei, ampliando a participação da comunidade.

Indicados ao cargo de diretor na educação infantil

EMEI Paulina Benetti (Bairro Floresta)

Silvana Bencke

EMEI Julita Tissot I (Bairro Piratini)

Regina Schmitz Sommer

EMEI Algodão Doce (Bairro Piratini)

Glorene Raquel Freitas dos Santos

EMEI Branca de Neve (Bairro Centro)

Luana Borges Manéa

EMEI Delmar Dutra (Bairro Dutra)

Leomar Amaral Rodrigues Gallas

EMEI Pequenos Gigantes (Bairro Carniel)

Marcelo Carasai da Silva

EMEI Dr. Carlos Nelz (Bairro Moura)

Jenifer Drechsler dos Santos

EMEI Jardim Encantado (Bairro Jardim)

Eva Crissiane Silva da Silva

EMEI Raio de Sol (Bairro Várzea Grande)

Roseli Sperb

EMEI Estação Criança (Bairro Várzea Grande)

Aguardando indicação

EMEI Serra Encantada (Bairro Várzea Grande)

Gislaine da Silva Martini Freitas

EMEI Tia Carmelina I (Bairro Várzea Grande)

Fernanda de Oliveira Bazzan

EMEI Pequenos Passos (Bairro Serra Grande)

Natália Taschetto Pinto

Ensino fundamental

EMEF Senador Salgado Filho (Bairro Piratini)

Aguardando nova votação

EMEF Henrique Bertolucci Sobrinho (Bairro Casagrande)

Ticiana Vanessa Vendruscolo Hass

EMEF Maximiliano Hahn (Bairro Carniel)

Aguardando nova votação

EMEF Dr. Carlos Nelz (Bairro Moura)

Luciana Andreia de Giacometti

EMEF Presidente Vargas (Bairro Avenida Central)

Maria Elisabete Moschen

EMEF Pedro Zucolotto (Bairro Três Pinheiros)

Aguardando nova votação

EMEF Gentil Bonato (Bairro Prinstrop)

Roberta Gil Merck

EMEF Mosés Bezzi (Bairro Várzea Grande)

Daniel de Almeida Raber

EMEF Vicente Casagrande (Bairro Várzea Grande)

Jacira Costa Pereira

EMEF Nossa Senhora de Fátima (Bairro Várzea Grande)

Elenara Lazaretti

EMEF Carlos Barbosa (Vale do Quilombo)

Andreia Jardim

EMEF Alberto Pasqualini (Linha Araripe)

Susana Comiotto Weber

EMEF Padre Scholl (Carahá)

Ivanete Maria Cavallin

EMEF Padre Anchieta (Belvedere)

Roseméri Boeira de Lima