Prefeito confere serviços nas propriedades rurais

0
1145
Linha Morro Agudo: Terraplenagem feita pela Prefeitura vai auxiliar implantação de aviário. Foto: Carlos Borges.


Conferir de perto o atendimento qualificado aos agricultores foi o objetivo da visita do prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, a propriedades rurais, nesta semana. Só em 2017, a Secretaria da Agricultura atendeu a 1386 pedidos de produtores do interior relacionados a serviços com maquinário. O secretário Alexandre Meneguzzo acompanhou o prefeito nas visitas.

Na propriedade da família de Fabiana Ramm, na Serra Grande Alemã, a atuação da Prefeitura consistiu na construção de um açude. A família produz diariamente 550 litros de leite, por meio de um trabalho de alta tecnologia caracterizada por controle leiteiro, sistema de compostagem progressiva e alojamento temporário em composto vegetal. O açude é essencial para a irrigação da pastagem, melhorando a produtividade dela e reduzindo o custo da silagem, produto utilizado na alimentação dos animais.

“Apostamos na produção em volume. O leite é ainda o que dá mais lucro no interior. Nós começamos aos poucos, e com a ajuda da Secretaria da Agricultura conseguimos poupar em vários serviços e nos dedicar a outras necessidades”, diz Fabiana.

Na Linha Morro Agudo, a Secretaria da Agricultura atua com o maquinário em uma terraplenagem na propriedade de Egom e Iraci Ramm. Posteriormente, a secretaria executará o nivelamento do terreno. A família implantará um aviário com a parceria de um frigorífico em Morro Reuter. A área de 5000 m² deve estar pronta até dezembro.

“O suporte fornecido aos agricultores faz toda a diferença. Almejamos que esse auxílio permita que o setor desenvolva-se ainda mais no município e que o agricultor e sua família tenham mais qualidade de vida”, comenta o prefeito Fedoca.

A ponte sobre o Arroio Irapuru também foi ponto de visita. A Secretaria da Agricultura reformou os 11 metros de ponte com a colocação de madeiras novas da Serraria Municipal, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente. A ponte liga a Linha Moreira e a Várzea Grande, caminho alternativo para Três Coroas.

Os serviços de apoio ao agricultor são previstos pela Lei 3466/2015, que permite a atuação da Prefeitura em áreas particulares, visando o desenvolvimento rural do município e a melhoria das condições de trabalho dos agricultores.