Praça do Tirol passa a chamar-se José Sthal

0
519


Foi aprovado, por unanimidade, na sessão de hoje (21), o projeto de lei do legislativo que dá nomenclatura de ‘Praça José Stahl’ ao logradouro público localizado no loteamento Tirol, com área de 1.207m², localizado na ERS 235.

A iniciativa do projeto foi do vereador Professor Daniel que apresentou histórico do homenageado fundamentando a proposta.

José Sthal
José Stahl nasceu em 12 de Abril de 1915 na Linha Nova Renânia, interior do município de Gramado, sendo o mais novo dos sete filhos de Claudino Stahl e Berta Klement Stahl. Casou-se com Enneyr Moschen Stahl, também filha de agricultores da mesma localidade, com quem teve cinco filhos: Noeli, Wandir, Maria Iene, José Luiz e Marilú.
Em 1944 comprou o moinho de roda d’água de seu irmão mais velho, Willy Stahl. Com espírito empreendedor, em 1946, importou uma turbina da Alemanha, com sistema mecânico, considerado moderno para a época, adequado para processamento de diferentes tipos de grãos e com capacidade de produção de energia elétrica. Este fato, exigiu a construção de uma represa de água e de um novo prédio, trabalho extenuante, para o qual contou com o auxílio e conhecimento dos irmãos Grins da Localidade de Linha Araripe, especialistas nesse tipo de obra.

O moinho passou a atender além da comunidade local, a região dos Campos de Cima da Serra e o Litoral, através de um comércio baseado quase que exclusivamente pelo escambo de farinhas, farelos e arroz por charque, queijo, banana, abacaxi e outros produtos, ajudando a melhor distribuir e atender as necessidades da região.

José Stahl faleceu em 11 de Julho de 1995 aos 80 anos, e deixa um legado de amor demonstrado através do trabalho.