Pórticos e Central de Informações serão revitalizados

0
1190
Foto: Internet.


Os Pórticos que dão acesso à cidade, via Três Coroas e Nova Petrópolis, e a Central de Informações na praça Major Nicoletti, passarão por revitalização. Os três pontos são passagens dos turistas que visitam a cidade. Os pórticos são a primeira parada dos que chegam em Gramado e a central é uma referência no centro da cidade, e por isso estão sendo melhoradas as condições para receber os visitantes nestes locais.

Os serviços de reforma e manutenção são de limpeza, reparo de paredes, infiltrações, goteiras, esquadrias, revestimentos e tratamento de superfície, além de uma revisão completa de instalações hidrossanitárias e elétricas.

A Central de Informações está preparada para atender os turistas com profissionais qualificados e materiais informativos. Em um total de 118.29m², o espaço é composto por sala de atendimento, sacada, varanda, rampa de acessibilidade e lavabo. Com a reforma, as paredes devem ser lavadas para a remoção das camadas de fungos e limo. Os pisos serão lixados e os rodapés consertados. O telhado além de ser lavado, passará por uma revisão geral para que sejam eliminados pontos de goteira.
Todas as madeiras que estiveram comprometidas devem ser trocadas. O deck externo, do mesmo material, passará por avaliação e colocação de guarda-corpos em todo o local.

Uma avaliação elétrica para analisar as condições de fiação para segurança de todos os circuitos deve ser realizada. Os problemas de infiltração e todas as paredes de laje receberão impermeabilização.

Nos Pórticos de entrada, telhados e paredes externas serão lavados e revisados. Estruturas de ferro e madeira receberão tratamento prévio para pintura. Os vidros quebrados, maçanetas e fechaduras estragadas serão trocados. Lâmpadas, canos e conexões serão substituídos, caso necessário. Novas placas indicativas serão instaladas nos locais.

A manutenção da jardinagem e canteiros também ganhará melhoras. As floreiras sob as janelas receberão novas mudas e um cercamento será instalado no jardim. Uma mangueira para regar as plantas será adquirida.

No Pórtico via Três Coroas, no bairro Várzea Grande, outras mudanças estão incluídas, já que o espaço dispõe de estacionamento e banheiro público. Assim, o piso em cimento em frente aos banheiros, no estacionamento, vai ser refeito com pintura das sinalizações, indicação para deficiente e faixa de segurança.

Nos banheiros, paredes e piso com infiltrações passarão por conserto, e as lâmpadas e sensores serão revisados. Novos materiais como saboneteira, lixeira e trocador, serão recolocados. Além disso, as escadas de acesso receberão corrimãos e os banheiros, barras de apoio para deficientes, gerando mais conforto e segurança.

Por fim, as arandelas coloniais deverão ser substituídas. No andar superior, tomadas serão instaladas.

A revitalização da Central de Informações já está em andamento. Nos pórticos, a previsão é que as obras iniciem nas próximas semanas e sejam entregues em um prazo máximo de 45 dias.