Polo Gramado Véra Grin intensifica atividades e prepara Semana Acadêmica

0
388
Foto: Carlos Borges.


O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Gramado Véra Grin, localizado junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz, é uma unidade educacional acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância – EaD. É de responsabilidade das Instituições Públicas de Ensino

Superior – IPES e tem a finalidade de atender demandas de qualificação no âmbito municipal. O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído pelo Decreto 5.800/2006 e possibilita a oferta de cursos a distância EaD em instituições públicas de ensino superior. Tem como objetivo a expansão de graduações gratuitas a distância e programas educacionais pelo Brasil. O Sistema UAB é importante por possibilitar que moradores de locais afastados que não são atendidos por cursos presenciais possam cursar uma graduação a distância que seja gratuita e de qualidade.

“É importante salientar que a presença de um polo da UAB na nossa cidade representa melhora da qualidade de vida, garante o direito à educação, o qual é previsto pela Constituição Federal, incentiva o desenvolvimento humano e proporciona que a população possa procurar novas possibilidades no mercado de trabalho”, destaca Lisiane Pinto dos Santos, coordenadora do polo.

Atualmente há no polo a oferta de 16 cursos, sendo 12 cursos de graduação e 4 de especialização, com a parceria de cinco universidades federais, uma universidade estadual e uma instituto federal. Para ingressar nos cursos superiores, os interessados devem aguardar a abertura do edital de seleção, que é lançado pela IES, e seguir todas orientações de seleção, que pode ser via nota obtida no ENEM, vestibular, prova de redação, entre outros. Após a seleção, forma-se a turma, a qual permanecerá até a formatura, pois no sistema UAB as seleções possuem apenas uma oferta, enquanto uma turma não termina o curso, não há nova oferta.

Apesar de os encontros presenciais no Polo Véra Grin terem sido suspensos em função da pandemia, os cursos de graduação e pós-graduação mantiveram suas atividades: aulas, provas, lives, palestras continuaram acontecendo, porém de forma remota. O Polo Véra Grin, por sua vez, permaneceu aberto a fim de atender os acadêmicos quando houvesse necessidade, bem como apoiar as secretarias e os conselhos municipais em suas reuniões extraordinárias ou mensais. Além disso, cumprindo um papel de relevância social, a equipe do polo participou no cadastramento de pessoas do município de Gramado interessados no Auxílio Emergencial do governo federal. Em torno de 300 atendimentos foram realizados desde o ano de 2020.

Paralelo ao acompanhamento dos cursos ofertados pelas instituições de ensino superior, o Polo Véra Grin também busca se tornar uma referência de formação educacional para Gramado e região. Atua junto à Secretaria da Educação na busca e na oferta de cursos de qualificação para a rede municipal de ensino e para a comunidade em geral. Em fevereiro deste ano, foram organizadas aulas preparatórias para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), que foram ministradas de forma voluntária por professores das redes municipal, estadual e particular de Gramado. As aulas foram gravadas e disponibilizadas no Canal do YouTube do polo.

Em junho deste ano, o polo organizou também um curso de formação para docentes da rede. Os professores das escolas municipais foram convidados a realizar um curso de Formação Google Workspace for Education, a fim de qualificar sua prática docente com as ferramentas Google.

Já em agosto, iniciará um outro curso de capacitação para professores, ofertado pela equipe de docentes da Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Esse curso tem como público-alvo professores dos 4º, 5º e anos finais que ministram a disciplina de Ciências. Os projetos lançados no Polo são fruto do diálogo constante entre acadêmicos, docentes dos cursos e tutores a fim de atender as demandas que surgem. Exemplo disso, é o Partilhando Saberes, que acontece geralmente na última terça-feira do mês, sendo um momento onde um docente convidado se encontra, virtualmente, com acadêmicos para conversarem sobre temáticas como: estágio, TCC, Redação Acadêmica, organização dos estudos.

E neste ano, em comemoração ao quarto aniversário do Polo Véra Grin, está sendo organizada uma Semana Acadêmica, cujo tema é “Entre a formação e a prática: possíveis caminhos”. Este evento busca estabelecer o diálogo sempre importante entre teoria e prática. As atividades previstas são palestras, oficinas, rodas de conversa e ação solidária.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no polo localizado na Rua Josias Martinho, número 197, bairro Moura, ou através do telefone (54) 3286-7896 e e-mail: uab.gramado@gramado.rs.gov.br.

Cursos oferecidos no Polo Véra Grim:

– Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder/UFRGS

– Graduação em Biblioteconomia/UFRGS

– Curso de Ciências Biológicas/ UFRGS

– Licenciatura em Letras/UFSM

– Licenciatura em Sociologia/UFSM

– Licenciatura em Educação Especial/UFSM

– Licenciatura em Física/UFSM

– Licenciatura em Pedagogia/UNIPAMPA

– Licenciatura em Geografia/UNIPAMPA

– Tecnologia em Sistemas para a Internet a Distância/IFSul

– Licenciatura em Ciências da Natureza/UNIPAMPA

– Licenciatura em Física/FURG

– Especialização em Gestão em Saúde/UNIPAMPA

– Especialização em Artes/UFPel

– Especialização em Educação: Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada /IFSul

– Especialização em Educação e Cultura/UERGS