Pode uma goiabeira dar uva?

0
150


Nos cantos mais longínquos da civilização urbana, nos primórdios do êxodo rural, havia dois fazendeiros. Não tinham muito acesso a cidade senão a própria juntinha de boi. Não tinham muitas terras senão a sua e a do vizinho. Mas, em falar vizinho, tinham muitos. Alguns eram baixinhos, outros já mais altos. Tinham aqueles da perna manca, e outros sem uma delas. Havia até os que caminhavam com a direita primeiro depois da esquerda. Outros, detestavam a própria esquerda. Afinal de contas, era uma terra de todos e de tudo.

Dalgumas vezes se achegavam e, no mesmo instante, saiam pela mesma porta. Outras vezes, eram empurrados até cederem espaço em meio a gritos de independência ou morte.

Uma fazenda cheia de árvores puras e enxadas sujas de lavrar a terra. Mas, algo tão inusitado aconteceu naquela fazenda. Uma goiabeira deu uva. Se for possível uma pergunta, seria como pode acontecer de, naquela goiabeira, dar uva? Isso mesmo, caro leitor, uva. Bem, a resposta é bem simples. As ramas puras se entrelaçaram. Como a natureza do homem é simples, bastou o tempo para a mestiçagem. Moral da história?
Bem, permito ao leitor a reflexão.