Pequenos espaços: dicas infalíveis para ter um apartamento pequeno decorado

0
749


É cada vez mais comum nos depararmos com imóveis com poucos metros quadrados. Novos tipos de moradia vão surgindo e se adequando às novas realidades como por exemplo famílias menores. Porém o espaço reduzido não deve ser impedimento para quem quer ter um apartamento decorado. O segredo é otimizar os espaços, deixando-os funcionais e lindos. E para te ajudar nesta missão, selecionei algumas dicas infalíveis para você decorar seu apartamento.

Independente de se tratar de um imóvel com medidas reduzidas, é perfeitamente possível ter um apartamento pequeno decorado. Basta ficar atento aos seguintes pontos, para não acabar perdendo espaço:

  • Tire as medidas do apartamento para aproveitá-lo ao máximo
  • Monte uma planta baixa com essas medidas para você poder visualizar como ficarão os móveis nos ambientes antes de comprá-los
  • Espaço de circulação é muito importante. Por isso garanta uma circulação de pelo menos 60 cm entre os móveis.

Seguindo essas três recomendações você já consegue pensar melhor na decoração do seu apartamento. Mas para deixar ainda mais claro, confira as dicas abaixo:

  • Em espaços pequenos, menos é mais. Ou seja, desapegue de móveis e objetos que estão em desuso. Abra mão daquilo que não faz falta.
  • Você pode usar cores, estampas, quadros e tudo mais que quiser no seu apartamento pequeno, basta você ter cuidado para não carregar demais e ficar com uma sensação de estar tudo entulhado.
  • Organização é prioridade em espaços menores. Um ambiente desorganizado, com objetos espalhados, passa a impressão de ser menor do que realmente é. Por isso é importante garantir que tudo tenha lugar para ser guardado. Invista em móveis multiuso, aproveitado cada centímetro do seu apartamento.
  • Em um apartamento pequeno, espaço vertical é sagrado. Ou seja, tendo pouco espaço no chão, as paredes são suas maiores aliadas. Por isso prateleiras, nichos, móveis suspensos ótimas opções.
  • E que tal integrar os ambientes? Fazer a integração das áreas sociais, cozinha, sala de estar e jantar, darão a sensação que o imóvel é maior e mais espaçoso. Outra dica, é pintar esses ambientes com a mesma cor. Vão parecer muito mais amplos. Usar o mesmo piso, tecidos neutros e marcenaria nos mesmos tons darão a impressão de continuidade aos ambientes. Por exemplo, se a mesa para apartamento que você escolheu para a sala é de madeira em um tom escuro, procure usar madeiras de tons similares no rack, nas cadeiras, nas bancadas etc.
  • Aproveite ao máximo a iluminação natural e sempre que possível prefira as cores claras. Os espelhos são muito bem-vindos pois ampliam o espaço. Portas de abrir podem ser substituídas por portas de correr.

Com essas  dicas simples, você irá garantir espaços otimizados,  muita funcionalidade sem abrir mão da beleza do decor!

Um beijo e até semana que vem!

Liliane