Parque Gaúcho recebe lançamento do 10° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

0
1951
Lançamento do Festival da Cultura e Gastronomia de 2018 reuniu autoridades e convidados. Foto: Halder Ramos/Divulgação.


O Parque Gaúcho promoveu recentemente uma verdadeira viagem na história da gastronomia gaúcha durante o lançamento do 10° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado que será realizado em 2018.

Pão de campo assado na pedra, carreteiro de charque tradicional cozido em “lenha de vaca” e parrilla assada com lenha em fogo de chão, além de mate tradicional, sucos de guabiroba e butiá, azeites de oliva uruguaios e vinhos do Departamento de Maldonado fizeram parte do cardápio.

Se em 2017, o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado promoveu uma integração com a Argentina, o parceiro do próximo ano será o Uruguai. O diretor do Parque Gaúcho, Marcos Gomes, destaca que o Rio Grande do Sul possui características culturais muito semelhantes aos dois países.

“Nossa diferença cultural marcante é o idioma. Os hábitos alimentares, costumes, vestimentas e estilo de vida são mais parecidos com Uruguai e Argentina do que com o restante do Brasil. Procuramos fazer o resgate de uma parte da gastronomia tradicional gaúcha, que possui origem na região pampeana”, frisa Gomes.

Convidados conheceram atrativos do Parque Gaúcho. Foto: Halder Ramos.

O cardápio foi a base de cortes e carnes assadas tradicionais do Estado. Foto: Halder Ramos.