Paredes decoradas: saiba como usar as boiseries

0
315


Você sabe ou já ouviu falar em boiserie? Caso não saiba, a boiserie (que se pronuncia boaseri) tem origem francesa e essa técnica atingiu seu auge durante o período Rococó, entre os séculos XVII e XVIII onde as paredes eram revestidas com molduras de madeira. Dos anos 1600 para cá, o jeito de adornar as paredes mudou muito, porém a boiserie atravessa os séculos firme e forte e repaginada, moderna e com opções de materiais mais econômicos como gesso, cimento, poliuretano e até isopor.

O uso de boiserie traz instantaneamente um ar sofisticado e elegante, mas isso não significa que o restante da decoração precise acompanhar o mesmo estilo. A combinação de boiseries com móveis e objetos mais contemporâneos conferem um ar super moderno aos ambientes. Geralmente elas são pintadas na mesma cor da parede, trazendo profundidade aos ambientes e seus formatos podem ser variados, mais retos ou boleados. Uma opção bem interessante é pintar meia parede e na divisão das cores adicionar as boiseries o que traz um charme a mais na parede, sem precisar muitos itens para decorar. Claro que se você preferir, pode adicionar quadros, iluminação e outros elementos. Geralmente as boiseires são usadas em quartos e salas, mas podem ser aplicadas em cozinhas e lavabos também.

É importante lembrar que as boiseries devem ser medidas minunciosamente para que fiquem simétricas e alinhadas. O charme delas está justamente em sua simetria. Após escolher o tipo de moldura de sua preferência é só aplicar na parede e usar o acabamento à sua escolha.

Agora que você já sabe o que é boiserie que tal usá-las em sua casa, mas sem evocar uma decor ultrapassada e sim trazendo de volta o charme do passado incrementado por elementos e móveis atuais. Com certeza o resultado irá impressionar.

Foto: Arquivo Pessoal.

Um beijo e até semana que vem !

Liliane Colório

Designer de interiores

E-mail: liliane.decorusinteriores@gmail.com

Fone: (54) 98134 2721

Siga-me nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/lilianecolorio.decoradora/?hl=pt-br

Face: https://www.facebook.com/liliane.colorio