Palestra na UAB fala sobre igualdade racial

0
1515


Buscando promover um debate sobre a temática da igualdade racial em sala de aula e integrando o programa de Formação dos Gestores Municipais da Educação, o Polo da Universidade Aberta do Brasil de Gramado recebe na próxima quarta-feira (31), a palestra “Diálogos para as relações étnico-raciais na escola”.

Aberto ao público, especialmente aos profissionais da área, o encontro tem início às 14h no Auditório Carlos Drummond de Andrade, e será ministrado pela assessora de Igualdade Racial/Diversidades da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, a professora Patrícia da Silva Pereira. As inscrições são gratuitas pelo telefone (54) 3286-7896, com Lisiane Peteffi.

Patricia que é membro do Comitê Gestor do Centro de Referência do Negro, e também da Coordenação do Fórum Estadual de Educação das Relações Étnico Racial e Diversidade, trará para Gramado discussões aos diretores e professores em torno da memória e dos conhecimentos que disseminam e ampliam o escopo sobre esta temática. O encontro reafirma o compromisso com a Lei 10639/2003, que visa a efetivação dos Estudos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira na educação Nacional.

Já no turno da manhã, a professora trabalhará com os alunos do 9º ano da rede municipal de ensino sobre os inventores negros visando valorizar a cultura afro-brasileira como um componente nacional, bem como estudar a história mundial com um olhar menos eurocêntrico e compreender as lutas do movimento negro pela igualdade social e racial.

A atividade é uma promoção da Secretaria de Educação, do Polo Véra Grin da UAB Gramado, e é uma das atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.