Paixão & Ódio

4
2242


Dois sentimentos opostos, porém ligados pelo amor. Ops, como assim? Ligado pelo amor? Provavelmente foram estas as questões que surgiram em sua mente, não foi?

Na forma natural, animais mamíferos ao nascer são dependentes da fêmea para alimentar, até obterem autonomia em conseguir o próprio alimento. É neste período que os vínculos afetivos são estabelecidos, o que os tornam seres sociais.

Para nós humanos, o período dessa dependência é maior e por consequência os vínculos afetivos são mais intensos, o que caracteriza o apego, o desejo de estar próximo a alguém que confiamos.

Algumas definições sobre amor: afeição, devoção, admiração ou adoração por outra pessoa, seja em família ou de relações sociais, sintetizando em uma frase, amar é: “estar ligado ou apegado a”.

Paixão e ódio são estágios de sofrimento ou demência do sentimento amor. Este estágio pode perdurar entre 2 e 18 meses depois do início (paixão) ou término (ódio) da relação. Caso o sofrimento persista, aí será necessário recorrer a profissionais graduados em psicologia.

O sentimento de raiva é assemelha ao de ódio e a diferença está no vínculo que se tem na relação. Exemplo: impossível odiar alguém que seja estranha ao círculo de amizade, não é? Quando muito, haverá uma sensação de raiva.

Então por que amamos? Amamos porque somos seres sociais e inconscientemente, tememos a morte, porque viemos “providos” de: sensações, emoções, necessidades, curiosidades e desejos.

Observe o quanto apenas, as sensações já nos faz movimentar, por exemplo: a dor, a fome, a sede e o desconforto térmico. A emoção medo nos faz agir, seja para fuga, enfrentamento (sensação de raiva) ou paralisia; emoção nojo nos faz evitar tudo que é desconhecido, já a curiosidade nos impulsiona no sentido contrário ao nojo. As necessidades: alimentar-se; excretar; abrigar-se; acasalar; gostar de si e auto-realização. Quanto aos desejos, são ilimitados, se tem, quer dois e assim vai.

Observe quantos impulsos de vida se tem para viver plenamente e até “esquecer” que somos finitos, porém pessoas movidas por paixão ou pelo ódio não conseguem, porque estão imersos em incertezas.



4 COMENTÁRIOS

  1. Hello there, just became alert to your blog through Google, and found that it is
    truly informative. I’m going to watch out for brussels.

    I will be grateful if you continue this in future.

    Many people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  2. Excellent weblog here! Additionally your web site loads up
    fast! What web host are you using? Can I get your affiliate link
    for your host? I want my site loaded up as fast as yours lol

Comments are closed.