Outubro Rosa: Unidade de Saúde da Várzea promoveu atividades de conscientização no sábado

0
527
Servidoras da Saúde com o prefeito Fedoca Bertolucci e mulheres atendidas pela Unidade de Saúde da Várzea durante o evento.Foto: Laura Silveira.


Atividades educativas, testes rápidos, encaminhamento para a realização de mamografias, maquiagem, aula de dança e diversas ações em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização, prevenção e diagnóstico contra o câncer de mama, marcaram a manhã de sábado, 19, na Unidade Básica de Saúde da Várzea, na Vila Olímpica.

A ação, organizada pela Secretaria da Saúde, contou com a participação de mulheres atendidas pela Unidade de Saúde e moradoras do Bairro Várzea Grande. O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) esteve no local e falou sobre a importância da programação.

“Quero parabenizar toda a equipe que organizou essa programação. Fiquei muito feliz em ver que a comunidade veio participar do evento, que tem como principal objetivo, ressaltar a prevenção e o diagnostico precoce”, afirmou o prefeito.

A enfermeira Mariana Cristina Oliveira, uma das coordenadoras da ação, disse que todos os anos a Unidade de Saúde organiza alguma atividade para despertar as mulheres para a conscientização sobre o câncer de mama.

Moradora do Bairro da Várzea e paciente da Unidade de Saúde, Marlene Cavallin, comentou que faz seus exames com frequência na unidade.

“Eu faço mamografia desde os 40 anos e sempre fui muito bem atendida na unidade. Acho que esse tipo de evento é muito importante porque a precaução sempre é o melhor remédio. A mulher tem que se cuidar, independente da idade”, ressaltou.

Além dessa programação especial, durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde do Município farão campanhas educativas, terão horários de funcionamentos alternativos ofertando a coleta do exame preventivo do câncer de colo de útero, autoexame das mamas e realização de mamografias.