Os cuidados nas emergências e urgências é tema de palestra de abertura da Semana da Enfermagem do Senac Saúde

0
303


Oportunidade de aprendizado e atualização, informações sobre o que de mais novo existe na área. Assim foi a primeira noite da Semana da Enfermagem, evento promovido pela escola Senac Saúde e que contou com a palestra de abertura “O cuidado da Enfermagem nas Urgências e Emergências”, ministrada pelo especialista, coordenador de Enfermagem e enfermeiro supervisor do Hospital Cristo Redentor (em Iporá, Goiás) e enfermeiro do setor de atendimento ao paciente com síndrome respiratória COVID-19 da UPA-24, em Iporá, Goiás, Weverton Teodoro de Jesus.   

A palestra reuniu mais de 500 participantes entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e alunos da área. Weverton abordou causas da parada cardiorespiratória, como identificar, quando aplicar protocolos de reanimação, suportes básico e avançado de atendimento, vítimas de trauma, a importância de estancar hemorragias e monitoramento de temperatura entre outros tantos procedimentos técnicos e específicos das urgências e emergências. Vale destacar que, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos).   

Após responder as perguntas dos participantes, Weverton elencou dicas para quem está se capacitando na profissão de Enfermagem e Técnico de Enfermagem:  

1) Tenha sempre bons livros por perto e busque conhecimento; 

2) Mantenha na lista de contatos os telefones de ex-professores para eventuais consultas;  

3) Atualize-se constantemente, observe e seja humilde para perguntar sempre que tiver dúvida. 

Com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/RS), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Sindsaúde e Secretaria da Saúde do Estado, a escola Senac Saúde promove a Semana da Enfermagem Senac – “Desafios e possibilidades no contexto do cuidado” até o dia 20 de maio.   O evento, 100% on-line e gratuito, tem a participação das escolas Senac de Gravataí, Passo Fundo, Rio Grande, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, Uruguaiana, Bagé e Pelotas. O objetivo é debater temas como Urgência e Emergência, treinamento para atuar em UTI, cuidados paliativos e saúde mental, entre outros. Para tanto, a programação contará com palestrantes regionais, nacionais e internacionais, além de especialistas do corpo docente do Senac-RS.    

Confira as próximas palestras:  

Dia 18 de maio – 19h30: Enfermagem x Pandemia: O desafio de contratar, gerir e dimensionar recursos humanos em meio a pandemia, com Felipe Ferreira Lucas.     

Dia 19 de maio – 19h30: Formação para o Cuidado em Unidade de Terapia Intensiva,  com Carine Faturi.     

Dia 20 de maio – 19h30: Pediatria e os cuidados paliativos, com Raissa Passos dos Santos.   

A Semana de Enfermagem é transmitida, ao vivo, pelo YouTube do Senac-RS. Mais informações e inscrições no site www.senacrs.com.br/semanaenfermagem. O link para acessar o evento será enviado por e-mail.