Quais adornos usar para finalizar uma decoração é uma dúvida muito frequente. Parece apenas um detalhe, mas os objetos usados para compor o décor trazem vida ao ambiente e devem combinar com a decoração e trazer a personalidade dos moradores para os espaços.
Hoje vou dar algumas dicas de como decorar as mesas de centro, que servem de apoio na hora de receber e também conferem estilo e personalidade, tornando-se um item essencial para complementar a decoração dos espaços.

Ao escolher a mesa de centro ideal, deve-se levar em consideração a proporção dos espaços, para que não atrapalhem a passagem e facilitem o apoio de quem está sentado. O afastamento indicado entre a mesa de centro e o sofá é de 60cm a 80cm. A altura da mesinha deve acompanhar o assento do sofá, em torno de 30cm a 40cm. Em salas muito pequenas, elas tornam-se dispensáveis, pois podem atrapalhar a circulação. Já em ambientes amplos, elas são muito úteis pois servem de apoio e preenchem o espaço.
O material não precisa ser o mesmo utilizado na sala, inclusive ao usar outro material, o ambiente torna-se mais interessante e com personalidade. Cada pessoa tem suas particularidades e a escolha depende dos resultados que se quer alcançar. As mesas podem ser de vidro, espelho, madeira, acrílico, enfim, um universo de possibilidades. Vale ousar, apostar no inusitado.

Não existe uma fórmula ideal para arrumar a mesa de centro, mas vou dar algumas dicas preciosas, afinal organizar a mesa de centro não é difícil. Pois não adianta ter uma sala linda, com belos móveis e esquecer dos detalhes. Vai ficar a sensação de que falta alguma coisa.
1 – Selecione peças bonitas, que te agradem, que tenham haver com a tua personalidade e que mereçam destaque, como vasos, caixinhas, livros com capas bonitas, bandejas. Arranjos com flores fazem toda diferença.
2 – As peças devem ser baixas, para não atrapalhar a visão. Algumas podem ter uma altura média, assim criamos um efeito de volumetria.
3 – Os objetos devem ser distribuídos de forma proporcional, simétrica e organizada. Devem ser vistos de todos os ângulos.
4 – E o mais importante, o resultado tem que te agradar. Vá testando as possibilidades até chegar no resultado que mais combina contigo!
Até a próxima semana,
Grande beijo