Oficinas da Cozinha Experimental iniciaram neste domingo

0
619
Oficina Chilena, Empanadas Chilenas com molho pedre com o Chef Rodrigo Acuna. Foto Cleiton Thiele/SerraPress


As oficinas da Cozinha Experimental promovidas em parceria com o Senac-Gramado iniciaram neste domingo, 08. O público que lotou os espaços do 11º Festival de Cultura e Gastronomia pôde conferir as quatro aulas que remeteram ao Chile. Duas delas, promovidas pelos chefs chilenos Antônio Moreno e Rodrigo Acuña. A sommelier de azeites Chania Chagas e a professora no curso de gastronomia da UCS Hortênsias, Kátia Souza, também falaram sobre as delícias do país convidado. Azeites chilenos e o clássico prato Charquicán foram os temas. 

Antônio Moreno

O chef Antônio Moreno , do Restaurante Puerto Claro, propôs uma aula sobre a cozinha de vanguarda feita com produtos encontrados em Gramado. A opção foi uma lagosta com salsa e manteiga. Quando questionado sobre as semelhanças e diferenças das gastronomias chilena e brasileira, Moreno contou o motivo pela qual escolheu esse tema. “Tanto aqui como no Chile se consome muita carne de vaca, creio que os dois países não aproveitam bem o mar. Não vi em Gramado nenhum restaurante especializado em pescados ou mariscos, sempre há muita carne e massas. No Chile acontece o mesmo. Temos que romper um pouquinho esse esquema. Por isso, propus essa aula com produtos encontrados aqui, mas que permitam outras possibilidades”, comenta o chef. 

Moreno conta, também, que já conhecia o Brasil, mas que ainda assim está muito surpreso com a recepção, com as pessoas e com as excelentes matérias primas disponíveis. “Eu conhecia o Brasil da praia, do calor. Já estive em Cuiabá, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, mas agora não sabia muito bem para onde vinha, e estou encantado.”

Antônio Moreno permanece em Gramado e está à frente do festim que acontece nesta terça-feira, 10, no restaurante Wood, já com convites esgotados. 

Rodrigo Acuña

O chef Rodrigo Acuña, do restaurante e vinícola Milla Milla – Vik ensinou as tradicionais empanadas chilenas, para uma sala cheia e atenta. O chef, que já realizou o jantar harmonizado no último dia 06, no Josephina, comenta que já havia cozinhado em Gramado em outra oportunidade. “A recepção daqui é incrível, só encontro pessoas amáveis e carinhosas e o Festival está maravilhoso”, comenta. “Estou também impressionado com a qualidade dos vinhos, sobretudo dos brancos e espumantes. Há a possibilidade de um projeto em conjunto entre Brasil e Chile através dos vinhos”, conta Acuña. 

Estrutura da Cozinha Experimental foi ampliada

Para receber cerca de quatro oficinas por dia, num total de mais de 60 horas de atividades durante o evento, a estrutura da Cozinha Experimental foi ampliada este ano. 

Uma parceria entre as empresas RM Imperatriz, Mopal Inox e Venâncio garantiu a qualidade profissional dos equipamentos. As bancadas e estantes de inox, cuba, fogão e uma geladeira cooler permitem a organização, armazenamento e higiene dentro dos mais rigorosos padrões. Além disso, este ano está disponível um forno convector, que difere do forno tradicional porque faz com que o ar aquecido circule por meio de um ventilador, permitindo o aquecimento e a cocção mais rápidos dos alimentos, ainda que opere em uma temperatura inferior, com um resultado mais uniforme. 

A Madesa Móveis é a responsável pelos armários e mesas. Além do mobiliário da Cozinha Experimental, a marca assina também a ambientação do lounge que recebe confortavelmente os convidados. Já a elegância das louças e taças utilizadas durante as oficinas ficam por conta da Oxford Porcelanas e da Strauss, que tem a linha Sommelier, que são taças de cristal desenvolvidas para o universo dos vinhos e que prezam a excelência na degustação, valorizando as características únicas de cada bebida. 

Programação para os dias 9 e 10

Cozinha Experimental – oficinas gratuitas mediante inscrição feita na hora

09/09/2019 Segunda 

13:30 – 15:00 – Oficina técnica – Principais regiões produtoras de vinho no Chile e degustação – Sommelier Cristiano Ribeiro

            15:00 – 18:00 – Oficina técnica – Atendimento de excelência – Prof. Mestre Gilnei Casagrande

            18:00 – 19:00 – Oficina técnica Johann – O mundo dos chocolates e suas diferenças – Chef Reginaldo Lima

10/09/2019 Terça        

13:30 – 14:30 – Oficina Brocker – Tudo no Brasa – Fernando Schimanoski

            15:00 – 16:00 – Oficina Olivas de Gramado – Sabores da colônia – Chef Dê Schimit

            16:30 – 17:30 – Oficina SYRAH: Uma variedade muitas facetas – Sommelier Cristiano Ribeiro

            18:00 – 19:00 – Oficina Restaurante Acris – Chorrilana – Chef Mônica De Paula