Oficina Gastronômica: “Uma Noite Árabe” acontece 27 de setembro

0
1737
Remetendo à cultura de compartilhamento dos árabes, além dos pratos que apresentam a deliciosa cozinha do oriente médio. Foto: Divulgação.


Uma viagem gastronômica para o mundo árabe! Assim será a Oficina Gastronômica de Setembro: os sabores, aromas e temperos da culinária árabe em uma noite diferente e inesquecível capitaneada pelo Chef Del Hay e harmonizada pela Vinícola Aliança com a expertise do Maison do Brás. Remetendo à cultura de compartilhamento dos árabes, além dos pratos que apresentam a deliciosa cozinha do oriente médio, esta oficina terá um formato diferente que surpreenderá os participantes! Os ingressos já podem ser comprados online no site www.oficinasgastronômicas.com.br

Veja o cardápio desta edição

Pratos principais:

  • Quibe: Quibe é um prato típico do Oriente Médio que consiste em um bolinho de massa de triguilho ou semolina, recheado com carne, temperada com ervas, que pode ser servido cru, cozido ou frito. O nome deriva de kubbeh que em árabe significa bola.
  • Kousa: Abóbora recheada, medula ou abobrinha é um prato da região do antigo Império Otomano, dos Balcãs ao Levante, uma espécie de dolma. É composto por vários tipos de abóbora ou abobrinha recheada com arroz e por vezes carne e cozida no fogão ou no forno.
  • Kafta: A kafta é um prato de origem árabe o qual muito se assemelha com nosso espetinho de carne. Este pode ser definido como um preparado utilizando carne moída de origem bovina ou de carneiro, temperada com especiarias e temperos variados.

Acompanhamentos:

  • Pão Pita (pão Sírio): Pita é um pão de trigo tipo “envelope”, um pão folha que pode ser recheado e consumido como um sanduíche. É popular em todos os países que resultaram do colapso do Império Otomano e também nos países ocidentais que albergam uma população importante do Médio Oriente, Turquia ou países vizinhos.
  • Hommus: É um alimento típico da cultura árabe feito a partir de grão-de-bico cozido e espremido, taíne, azeite, suco de limão, sal e alho.
  • Labneh: Labneh, dahi, chaka, suzme ou süzme, iogurte grego ou coalhada seca é iogurte a que foi removida a maior parte do soro, normalmente por filtragem de uma maneira totalmente artesanal que você aprenderá na Oficina Gastronômica com o chef Del Hay.
  • Falafel: Falafel é um salgadinho originário do Oriente médio. Consiste em bolinhos fritos de grão-de-bico ou fava moídos, normalmente misturados com condimentos como alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho. Muitas vezes, são consumidos em pão pita, com homus, tahine e salada. Hoje, o falafel é consumido em todo o mundo.
  • Tabule: Tabule é um prato libanês de salada, frequentemente degustado como um aperitivo. É feito principalmente de triguilho, tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas, com suco de limão, pimenta e vários temperos. No Líbano, onde surgiu, é consumido por cima de folhas de alface.

Sobremesa:

  • Baklava: Baklava é um tipo de pastel elaborado com uma pasta de nozes trituradas, envolvida em massa filó e banhada em xarope ou mel, existindo variedades que incorporam pistache, avelãs e sementes de sésamo, papoula ou outros grãos.

Como funcionam as oficinas gastronômicas?
Nas nossas oficinas gastronômicas você não só come, como aprende a fazer todos os pratos preparados na oficin. O chef ensinará as receitas e os seus “segredinhos” de como fazer o prato ficar espetacular mesmo quando feito em casa. Ao final de cada receita, os pratos são servidos à mesa harmonizados com o vinho ou espumante ideal para aquele sabor. O lounge ao fim do evento ainda revelará algumas surpresas gastronômicas.

Para que possam aproveitar ainda melhor a experiência sem preocupar-se em anotar as receitas, alguns dias após o evento, os participantes recebem o Livro de Receitas em formato e-book, com todas as receitas da oficina e as bebidas harmonizadas.

Agora as oficinas ocorrerem no Guest Lounge, no centro da cidade junto ao Gramado Tênis Clube, facilitando o acesso dos participantes.

Serviço:

* Data: 27 de Setembro de 2018 – quinta-feira
* Horário: 19h30min às 20h – Recepção e pré-evento | 20h: Oficina Gastronômica Uma Noite Árabe
* Local: Guest Lounge (R. Ângelo Bisol, 223, junto ao Gramado Tênis Clube – Centro, Gramado).
* Realização: Coworking Gramado
* Cheff da Edição: Chef Del Hay
* Vinícola: Nova Aliança
* Patrocínio Master: Armazém 845 e SG Facas Artesanais
* Apoio: Astoria, Maison do Brás, Casa Antiga Imóveis, Shiki Delivery, Inovar.me, Planne, Tea Shop, Trends Mkt.