O medo de errar

0
601


Esta é uma das preocupações que a maioria das pessoas tem, ou seja, o cuidado para não cometer erros, mas é recorrente perante o inusitado.

Certa vez, ao ler um livro, uma pergunta que “não quer calar” foi: que ser humano é esse que pensa para errar? Não lhe parece estranho mesmo? Mas, se é uma atividade desconhecida, o pensar é obrigatório e, portanto, os erros podem surgir; de outra forma: só erra quem pensa. Nas inúmeras opções para solucionar um problema, é bem provável que não se acerte na primeira. Uma dica para facilitar a encontrar a solução do problema, pois a dificuldade está na interpretação do problema e não no problema em si.

No cotidiano, quando você está verdadeiramente desperto, vive as experiências do momento e se estiver com disposição, experimentará as adversidades exatamente como são e é por este motivo é que pessoas estressadas não conseguem parar para interpretar o problema. Mas se sente continuamente atarefado e com medo, provavelmente não é porque a realidade seja estressante, mas porque lhe falta mais conhecimentos.

Sente-se desanimado em enfrentar as antigas fraquezas novamente e perplexo por não ter amadurecido realmente. Assim o preconceito contra si mesmo e a atitude de dúvida transformam um simples medo em pânico.

No tempo presente, sempre contém alguma expressão do passado. Embora isto sugira que ninguém é completamente livre, a maior verdade é que se está preso apenas às partes do passado pelas quais não se quer assumir responsabilidade.

Somente assumindo para si responsabilidade pelo que aconteceu, pode-se tornar pessoa assertiva. Não se deve assumir a culpa pelo destino, mas apenas pela reação ao mesmo. Talvez não se pudesse evitar a realidade, porém a maneira de lidar com ela foi opção própria.

Algumas vezes se exagera a importância em uma única atitude, especialmente quando se tenta culpar outra pessoa ou uma determinada circunstância pelo fracasso. Quando superestima a importância de uma única escolha, sugere-se que não há lugar para erro e que toda ação traz consigo um resultado predestinado.