O isolamento não encerrou o consumo

0
565


Confira áudio no https://www.instagram.com/tv/B-IXjwdHdiB/

O impacto social e econômico que a quarentena e o Corona Vírus está causando na sociedade podem ser muito maiores e mais graves do que o próprio impacto da própria doença.

É por isso que é MEU DEVER orientar os empresários e empreendedores e até mesmo os consumidores de como agir neste momento tão crítico e também que tipo de mudanças podem fazer no seu comportamento e na sua estratégia comercial para que este impacto seja o menor possível.

Este momento nos mostrou o quanto a nossa sociedade é frágil e isso com certeza muda totalmente a forma de trabalho e a forma de consumo de produtos e serviços. Por este motivo, as empresas que já estavam preparadas vendendo seus produtos e serviços on-line tiveram uma certa vantagem.

Não que elas estejam melhores, mas a mudança de consumo não mudou muito para elas, apenas intensificou e deu uma virada em sua balança financeira fazendo o percentual de faturamento on-line crescer em comparação ao off line.

O ISOLAMENTO NÃO ENCERROU O CONSUMO – afirmo em letras garrafais! As pessoas, inclusive ainda saem de casa para ir na farmácia e no mercado. E quem não está saindo de casa está dando prioridade para compras on-line do que é essencial e do que é importante para elas. Fazem pedidos delivery e mudaram seus hábitos nos primeiros dias, por conta do pânico gerado!

Mas, naturalmente e como somos humanos iremos nos habituar com esse novo modelo de comportamento e em algum momento nosso consumo de produtos e serviços neste novo formato será o considerado “novo normal”!

A minha humilde preocupação é que muitas das empresas de nossa região não estão preparadas e nunca manifestaram o desejo por este preparado. Acreditavam que o marketing digital era coisa de cidade grande e que não precisavam disso. Que a presença on-line era frescura, etc…

Os pedidos pelo whatsapp nunca foram tão grandes como hoje, principalmente para os pequenos negócios locais. Faz menos de uma semana que estamos parados e parece que estamos vivendo o pós-apocalipse. Está sendo um momento pior para àqueles que não estão vendendo pela internet e não haviam se preparado para isso.

Empresas que dependem unicamente de presença física estão sofrendo ainda mais. Peço então que você fique calmo e entenda que você pode enxergar aí uma oportunidade de inovar em seu negócio. Sei que é difícil, mas não é impossível e por isso estou aqui para te ajudar.

Neste momento existe um fortalecimento dos negócios locais!!! Se você já vende on-line para outros municípios ou estados deve estar sofrendo de imediato a bruta queda no consumo e isso tem um motivo: a dificuldade de logística para outros e a desconfiança pelo consumidor na dúvida se ele vai receber a entrega ou não. Agora é a hora de você olhar ao seu redor e enxergar tudo o que estava disponível e você não dava a atenção devida.

Sua comunidade é sua maior fonte de recursos! Para você consumidor digo o mesmo! Quantas empresas você nem sabia que existia em sua cidade e ficou sabendo quando parou para procurar comida na internet?

Estou aqui para orientar você sobre o que fazer de agora em diante. Então existe duas maneiras possíveis de se aprender a fazer isso:

1) aprendendo a fazer marketing e vendas através de cursos on-line (posso divulgar uma lista deles para vocês);

2) contratar um profissional que já entende sobre marketing e vendas (para acelerar o processo);

3) contratar uma consultoria de profissionais estrategistas em marketing.

O legal é você fazer tudo junto! Afinal, hoje este é um processo sem volta!

Eu como business coach e estrategista em marketing para empresas que estão nascendo ou se remodelando estou enfrentando um dos períodos de maior demanda em meus negócios e por isso que estou aqui, me colocando à disposição para receber e tirar suas dúvidas. E meu dever é cuidar da saúde econômica, da nossa comunidade e por isso reuni o grupo de especialistas da minha empresa a IDEAL42, para que possamos juntos sanar todas as lacunas de conhecimento e ajudar de fato a nossa comunidade empreendedora minimizar ao máximo todo impacto deste momento.

Nunca antes na histórias as pessoas dependeram tanto da internet! Conhecer como utilizá-la da melhor forma para viver e manter os negócios em funcionamento agora não é mais escolha, é ponto crucial!

O isolamento não acabou com o consumo e não acabará. Este é o momento de você manter seu negócio ativo, vivo e com preparação, inovar para um futuro promissor desenhado por você. As coisas mudam o tempo todo, não há rotina, mantenha-se preparado sempre e saiba como surfar na onda ao invés de ser engolido por ela. O seu novo normal começa agora.

Primeiro a gente SOMA. Depois MULTIPLICA. “Poha” de vírus nenhum pode ser mais forte do que idealistas unidos. Idealistas movem o mundo. Não estamos aqui por caso.

Siga-me no instagram: https://www.instagram.com/jennirunge/
Texto inspirado e adaptado no vídeo Gestor de Marketing: www.gestordemarketing.com/post/como-continuar-vendendo-durante-a-quarentena

Siga Olímpio de Araújo Junior no Instagram:https://www.instagram.com/olimpioaraujojr/

LISTA DE CURSOS

Para leituras rápidas em 12 min release ou audiobook: https://bit.ly/12min_idealCurso Gestor de Marketing: https://www.gestordemarketing.com/