Nutrição da UCS Hortênsias recebe nota 4 do MEC

0
804
Alunos comemoraram resultado conquistado. Fotos: Divulgação.


O bacharelado em Nutrição da UCS Hortênsias recebeu nota 4 na avaliação realizada por representantes do Ministério da Educação que estiveram  no campus na semana passada. A nota foi divulgada terça-feira (7) e compreende uma escala que vai de 1 a 5.

O conceito alcançado é o resultado do cumprimento de uma série de critérios reunidos em três dimensões analisadas pelo MEC: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Para a professora Heloísa Theodoro, coordenadora do curso de Nutrição na UCS Hortênsias, o comprometimento e o engajamento de professores, estudantes e funcionários foram determinantes para esse resultado.

O bacharelado em Nutrição da UCS Hortênsias prima pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Um dos projetos desenvolvidos é o “Nutriação”, pelo qual acadêmicos e docentes vão até escolas realizar atividades nutricionais.

Os estudos no campus em Canela incentivam os futuros graduados a buscar informações atualizadas e com base científica. Isso, aliado às aulas nos laboratórios, complementa uma formação que oportuniza a vivência com a prática e a realidade da profissão. “O nosso curso está inserido na demanda de uma região turística como a nossa”, enfatiza a professora Heloísa Theodoro, coordenadora do curso de Nutrição da UCS Hortênsias.

Durante os semestres, os acadêmicos realizam cinco estágios e são inseridos nas rotinas ambulatoriais, de Unidade Básica de Saúde, de hospitais e unidades de alimentação e nutrição. Nos estágios, os alunos são supervisionados por professores nutricionistas – todos mestres ou doutores.

Antes de se graduar, eles conhecem na prática todas as áreas da nutrição e têm a possibilidade de participar de projetos na área de alimentos, saúde da mulher, saúde escolar e envelhecimento. “É um curso que eu me surpreendi, pois é bem completo na questão de estrutura, professores e qualidade das aulas”, avalia o acadêmico Édio Bruno Land Arend.

A professora Heloísa Theodoro estudou durante um semestre na Universidade de Toronto, no Canadá, onde realizou doutorado sanduíche e pesquisou sobre a relação metabólica relacionada à questão da obesidade abdominal e o sono em mulheres trabalhadoras. O aprendizado no Exterior, segundo ela, permitiu implantar novidades no curso de Nutrição da UCS Hortênsias, principalmente no sentido de o aluno compreender-se como autor na busca pelo próprio conhecimento.

O CURSO

O bacharelado em Nutrição da UCS Hortênsias tem duração de dez semestres e funciona no turno da noite, com aulas em Canela. Da primeira turma já formada, muitos profissionais já estão inseridos no mercado de trabalho.

O currículo do curso é inovador e construído para proporcionar uma formação completa. As práticas disciplinares iniciam-se logo no primeiro semestre.

Já os professores, com ampla experiência e adeptos de metodologias ativas na gestão das disciplinas que ministram, possibilitam a oferta de visitas técnicas e o envolvimento dos estudantes com a comunidade.

CAMPO PROFISSIONAL

O bacharel em Nutrição tem vasto campo de atuação, podendo efetuar prescrição dietética e dietoterápica, assim como pode trabalhar na formulação e implementação de políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional. Ele pode atuar em unidades de alimentação e nutrição (restaurantes, indústrias, refeições transportadas, produção de congelados e catering); creches, escolas, restaurantes comerciais, hotéis, academias, hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, lactários, bancos de leite, spas, Unidades Básicas de Saúde, vigilância sanitária e indústrias de alimentos.