Nova Petrópolis recolheu mais de 20 toneladas de lixo eletrônico em 2021

0
488
Foto: Adriana Monteiro Arrial/Comunicação PMNP.


Em 2021, a Administração Municipal idealizou o projeto de sustentabilidade “Eu cuido Nova Petrópolis” que uniu ações sociais e atividades voltadas à preservação do meio ambiente em um conjunto de programações durante o ano. Nos dias 10 e 11 de dezembro, ocorreu a última rodada da coleta de lixo eletrônico, óleo de cozinha e vidro de 2021, promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Mais de 10 toneladas de material foram recolhidas para destinação correta.

“A comunidade tem papel fundamental no sucesso do projeto Eu Cuido Nova Petrópolis e durante todas as campanhas tivemos o apoio da população, que aderiu a causa. Já estamos trabalhando nas ações do próximo ano que tem como objetivo principal incentivar a participação de todos na preservação do meio ambiente com atitudes simples”, enaltece o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke.

Na última edição da coleta de lixo eletrônico, óleo de cozinha e vidro de 2021 foram recolhidos 8.200 quilos de lixo eletrônico, 1.800 quilos de vidro e 610 litros de óleo de cozinha. Ao longo do ano, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu outros dois momentos de coleta, totalizando o recolhimento de 21.970 quilos de lixo eletrônico, 6.530 quilos de vidro e 2.290 litros de óleo de cozinha.

A 1ª Coleta de Latas de Tinta, realizada em 25 de junho, totalizou 2.000 quilos de material recolhido e com destinação ecologicamente correta. Outras ações do projeto contemplaram a coleta de 90 pneus inservíveis e 2.500 embalagens de agrotóxicos. O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) recebeu ao longo do ano uma grande quantidade de doações de alimentos, roupas e calçados.

Em 2022, o projeto “Eu Cuido Nova Petrópolis” terá continuidade no mesmo período das atividades realizadas neste ano. As coletas de lixo eletrônico, óleo de cozinha e vidros acontecerão nos meses de março, junho, setembro, dezembro. Algumas atividades ocorrem o ano todo, como a doação de alimentos, recolhimento de podas e móveis velhos, farmácia solidária, entre outras