Nova Petrópolis: posto de saúde do Centro passa a ter sala de apoio à amamentação

0
248
Foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP.


Desde a quarta-feira, 11 de agosto, a unidade básica de saúde do Centro conta com uma sala de apoio à amamentação. O espaço funciona junto à sala de vacinação da UBS, sendo disponibilizado para mães com bebês. A inauguração do espaço integrou a programação do Agosto Dourado, mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A inauguração da sala de apoio à amamentação contou com a presença do prefeito Jorge Darlei Wolf, do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, e da secretária adjunta de Saúde, Crislei Gerevini. Participaram também os profissionais de diferentes áreas que integram o Gaama (Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno) e integrantes da equipe de vacinação da UBS Centro.

Em suas falas, o prefeito Jorge Darlei Wolf e o vice-prefeito Martim Wissmann destacaram a relevância do trabalho preventivo de saúde realizado pelo Gaama. “Nossas equipes contam com a autonomia de que necessitam e temos muito a agradecer pelos trabalhos diferenciados que fazem, a exemplo da criação desta sala”, afirmou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

De acordo com a nutricionista Manoela Oliveira, integrante do Gaama, o grupo atua nos dias em que os bebês são levados à UBS Centro para receberem a vacina BCG, que normalmente é aplicada poucos dias após o nascimento. A sala de apoio à amamentação é um espaço que foi decorado e adaptado para prestar o melhor apoio para às mães com seus bebês no momento da vacinação.

“O Gaama identificou que esse é um momento muito potente, pois quase todas as crianças do Município fazem essa vacina pelo SUS. E como é aplicada nos primeiros dias após o nascimento, conseguimos apresentar o grupo e conversar com essas mães no auge das primeiras dificuldades encontradas na amamentação”, explica Manoela de Oliveira.