Nova Petrópolis implanta programa para reabilitação de pacientes da Covid-19

0
678
Foto: Ana Paula Backes/Comunicação PMNP.


Desde setembro de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis promove o programa “Atenção Pós-Covid”, voltado à recuperação de pacientes da doença causada pelo coronavírus. O serviço envolve atendimento de diversas especialidades, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, acupuntura, auriculoterapia, yoga e educação física com foco em reforço muscular, além de acompanhamento domiciliar de enfermagem para acamados.

“A Secretaria de Saúde vem identificando as necessidades dos pacientes que tiveram Covid-19 e desenvolvendo um serviço ambulatorial de reabilitação. O objetivo é contribuir para a mudança no estilo de vida dessas pessoas, proporcionando saúde e bem-estar”, afirma a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Crislei Gerevini.

Para ter acesso ao programa, os pacientes que tiveram Covid-19 devem ir à unidade básica de saúde de referência do seu bairro e realizar o atendimento com a equipe da Estratégia da Saúde da Família. O médico faz a identificação das necessidades e realiza o encaminhamento à Secretaria Municipal de Saúde.

Os pacientes são direcionados para a Academia da Saúde do Bairro Logradouro, onde a médica Naise Rieche Abas e a fisioterapeuta Debora Tais Seifert Queiroz atuam na avaliação, tratamento e orientação.

Na Academia de Saúde os pacientes têm acesso a atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, acupuntura, auriculoterapia, yoga e educação física com foco em reforço muscular. Pacientes acamados contam com visitas domiciliares de enfermeiros.

A paciente Claci Margarida Spaniol utiliza os serviços de fisioterapia, acupuntura e auriculoterapia de forma conjunta e destaca que uma atividade complementa a outra. “Participar do programa tem me ajudado muito. Hoje já consigo fazer as atividades básicas da casa”, afirma Claci.

Os grupos de auriculoterapia, acupuntura e yoga oferecidos na Academia de Saúde do bairro Logradouro fazem parte da Política de Práticas Integrativas e Complementares, da Secretaria Municipal de Saúde, e são abertos ao público geral, sem necessidade de encaminhamento médico.

Ainda de acordo com a secretária adjunta Crislei Gerevivni, em um segundo momento o programa “Atenção Pós-Covid” poderá ser ampliado para atender situações psicossociais. “Este é um programa em desenvolvimento e vamos adaptando e incluindo novas especialidades conforme as necessidades apresentadas”, afirma.

Mais informações sobre o programa “Atenção Pós-Covid” podem ser obtidas diretamente nos postos de saúde, presencialmente ou por telefone.

Contatos:
UBS Centro: (54) 3281-3087UBS

Pinhal Alto: (54) 3298-5209UBS
Bairro Piá: (54) 3281-4375UBS
Linha Brasil: (54) 3298-8201UBS
Vale do Caí: (54) 3287-5098UBS
Vila Germânia: (54) 3281-6428
UBS Vale Verde: (54) 3281-4356