Nova Petrópolis encerra edição online do Festival da Primavera – Frühlingsfest

0
407
Comissão organizadora acompanhando as ações no HNP. Foto: Adriana Arrial.


A 10ª edição do Festival da Primavera – Frühlingsfest encerrou dia 4 de outubro com a palestra do renomado paisagista, Randall Fidencio. Evento de 2020 foi marcado pela ação social de revitalização dos jardins do Hospital Nova Petrópolis, protagonizada pela comissão organizadora do evento. A programação online do festival ainda contou com a transmissão de três oficinas temáticas com técnicos paisagistas e professores de paisagismo de Nova Petrópolis.

“A edição desse ano foi marcada pela renovação e pelo posicionamento da marca do Festival da Primavera, demonstrando na prática a essência do evento que é promover qualidade de vida por meio do paisagismo com a ação realizada no Hospital Nova Petrópolis e transmitir conhecimento, com as oficinas e palestra que integraram a programação online. Agradecimento especial à comissão organizadora do Frühlingsfest, ao Horto Municipal e aos apoiadores desse evento único”, enfatiza a secretária Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Roberta Liane da Silva.

Os jardins do Hospital Nova Petrópolis foram revitalizados e receberam cenários com técnicas do paisagismo para contemplação da comunidade. A comissão organizadora do evento e a equipe do Horto Municipal transformaram o espaço com novas plantas, flores, bancos e pisantes. As árvores do espaço foram podadas e a comissão organizadora priorizou um projeto com baixa manutenção para garantir que o espaço esteja sempre acolhedor e ofereça conforto à comunidade.

 As três oficinas transmitidas pela página da Prefeitura de Nova Petrópolis no facebook, ensinaram sobre hortas e jardins verticais, composteiras, plantas medicinais, aromáticas e condimentares e cuidados com o gramado. O material ainda está disponível na plataforma de maneira gratuita.

O Rei da Kokedama, Randall Fidêncio, compartilhou conhecimentos sobre hortas e pomares em vasos durante a live realizada dia 4 de outubro. O paisagista, Maiquel Scherer mediou o momento de bate-papo em que o professor de jardinagem sanou dúvidas dos internautas e deu dicas sobre manutenção, escolha de vasos e instruções de podas e regas.

O Festival da Primavera – Frühlingsfest 2020 foi organizado pela comissão formada pelos paisagistas estão representados por Maiquel Scherer, Marcelo Accorsi, Sandro Sander e Sônia Castilhos; Christine Hesse Gross, como representante dos comerciantes, e Luciano Ilha, extensionista do Escritório da Emater/RS de Nova Petrópolis. Os representantes do Poder Público no grupo foram a secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Roberta Liane da Silva, e a adjunta da pasta, Ana Carla Freitas; o coordenador do Horto Municipal, Alexandre Lanius da Silva, e o diretor do Programa Municipal de Plantas Medicinais, Giovan Camara.

O Festival da Primavera – Frühlingsfest 2020 foi uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, com parceria da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE) e patrocínio de Atitude’s Construções. O evento contou com o apoio Sesc/RS, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Betonart, Escola Técnica Bom Pastor, Sandro Sander Paisagista, Jardineiro Garten, Sinos Garden, Floricultura Úrsula, Estúdio Sálix, AgroPiá, Emater/RS e Universidade Feevale.